No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A GNR de Viseu lançou alertas à população por causa do frio que se tem feito sentir esta semana na região. Os alertas são dirigidos sobretudo à população idosa que é “mais suscetível de sofrer as consequências das baixas temperaturas”, lembra a força de autoridade.
Além de “todos os cuidados relativos ao vestuário e à alimentação”, a Guarda salienta que os idosos devem ter cuidado com lareiras, braseiras e aquecedores, lembrando que para o aquecimento “é necessário que haja circulação de ar para evitar a concentração de monóxido de carbono”.
A GNR deixa outros conselhos como evitar dormir próximo dos equipamentos de aquecimento, proteger devidamente a lareira “para que não se torne um foco de incêndio” e manter “a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases prejudiciais à saúde” em caso do uso de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás.
A força policial aconselha também à população para afastar os aquecedores dos móveis, não secar a roupa nesses equipamentos e não abandonar velas que estejam acesas ou mal apagadas. “Antes de se deitar ou sair de casa certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar possíveis incêndios”, acrescenta.
A GNR apela também para que sejam evitadas sobrecargas, não ligando demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo.
Os militares aconselham a população a usar diversas camadas de roupa e a não vestir roupas “demasiado justas”.
Quanto à alimentação, a GNR de Viseu sugere sopas e bebidas quentes como leite ou chá e desaconselha o consumo de bebidas alcoólicas.