No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Gouveia e Melo, candidato à Presidência da República, está esta quinta-feira em Viseu para participar no ciclo de conferências que a candidatura tem promovido em todas as capitais de distrito, reunindo personalidades da sociedade civil para debater temas estratégicos do país.
A iniciativa, explicada pelo mandatário distrital Correia de Campos, junta figuras “da vida económica, do ensino, da saúde, políticos e não políticos”, numa série de encontros temáticos que já passou por Cascais, dedicada à economia, e pelo Porto. Em Viseu, o tema central será “os territórios”, numa conferência marcada para o auditório do Instituto Politécnico de Viseu.
O painel contará com vários intervenientes, entre eles um especialista dos Açores, que falará sobre a realidade territorial do arquipélago; o autarca Carlos Carreiras, que abordará a gestão autárquica; e José Manuel Sobral, que explicará a evolução demográfica e urbana de uma cidade que cresceu “de 20 mil para 100 mil habitantes em 60 anos”. O próprio Correia de Campos fará uma intervenção sobre regionalização administrativa.
O mandatário sublinha que este é um tema que “está sempre em cima da mesa”, recordando os esforços recentes de reforço das CCDR e a intenção do Governo de transferir competências da administração central para estes organismos, dando como exemplo a criação de uma vice-presidência para a Educação.
Correia de Campos admite que estas conferências também servem para aproximar diferentes setores da sociedade da candidatura de Gouveia e Melo. “É uma forma de atrair pessoas, sobretudo jovens, e de ouvir a sociedade. Nem todos os intervenientes são apoiantes do Almirante, nem é obrigatório que o sejam”, afirma, defendendo que essa abertura “faz parte do papel de um Presidente da República”.
A agenda do candidato em Viseu inclui ainda, às 16h00, uma deslocação à Câmara Municipal para apresentação de cumprimentos, seguindo-se às 17h30 a sessão principal no Instituto Politécnico de Viseu.