Tondela
Termas Óquei Clube Infante de Sagres dez24
sirene policia
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…

06.12.24

A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…

05.12.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

02.12.24
api days mangualde
vista_alegre
litocar volvo leiria
Home » Notícias » Diário » Governo abre sete vagas para médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Governo abre sete vagas para médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

 Governo abre sete vagas para médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu
11.05.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Governo abre sete vagas para médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu
09.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Governo abre sete vagas para médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Governo abriu sete vagas para a contratação de novos médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, das quais três para o concurso de mobilidade e quatro no concurso para incentivar médicos ao trabalho em zonas consideradas carenciadas.

Além disso, também foram abertas outras vagas para os centros de saúde do distrito, nomeadamente no norte da região, num total de sete vagas (seis no concurso de mobilidade e uma no concurso de zonas carenciadas).

A decisão foi anunciada pela tutela, que autorizou no concurso de mobilidade a abertura de 202 vagas da carreira médica ou carreira especial médica, dos quais 62 para Medicina Geral e Familiar, 10 para Saúde Pública e os restantes 130 para a área hospitalar.

De acordo com o despacho publicado esta quarta-feira (11 de maio) em Diário da República, no concurso de mobilidade, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu viu autorizadas três vagas, uma cada para as áreas de anatomia patológica, oncologia médica e urologia.

Já para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que gere o Hospital de Lamego, foram também abertas três vagas para anatomia patológica, cirurgia maxilo-facial e dermatovenereologia.

Para a Medicina Geral e Familiar, foram abertas duas vagas para o Agrupamento de Centros de Saúde Douro Sul, das quais uma para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Tabuaço e outra para a UCSP de Tarouca. Já na zona de Baixo Tâmega, há uma vaga aberta na UCSP de Cinfães e outra em Resende.

Em Baixo Mondego, há também uma vaga aberta para a UCSP Juiz de Fora, no concelho de Mortágua.

Na Saúde Pública, foi aberta uma vaga no ACES Douro Sul, que abrange boa parte do norte do distrito de Viseu.

De acordo com o despacho do Governo, ao chamado “concurso de mobilidade” podem concorrer médicos detentores do grau de especialista na correspondente especialidade que, cumulativamente, sejam detentores de um vínculo de emprego público por tempo indeterminado ou de um contrato de trabalho sem termo.

Nos hospitais do país, a área que tem mais vagas neste concurso de mobilidade é a Anestesiologia (12), seguida da Pediatria, Medicina Interna e Ginecologia/Obstetrícia, com nove vagas cada, cardiologia (7) e psiquiatria (5).

No despacho assinado pela ministra da Saúde, Marta Temido, o Governo explica que, a par dos dois procedimentos de recrutamento que anualmente são desenvolvidos – destinados ao recrutamento dos recém-especialistas – tem vindo também a ser autorizado o desenvolvimento de um procedimento concursal, a que vulgarmente se chama “concurso de mobilidade”.

Médicos incentivados a preencherem vagas no Hospital de Viseu
Por outro lado, no concurso de vagas para zonas carenciadas, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu necessita de quatro médicos nas áreas de cirurgia pediátrica, neurorradiologia, oncologia médica e urologia. Nos centros de saúde, há registo de uma vaga na UCSP Juiz de Fora, em Mortágua.

No Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, há sete as vagas abertas nas áreas de anatomia patológica, cirurgia maxilo-facial, dermatovenereologia, imunoalergologia, neurorradiologia, oftalmologia e patologia clínica.

As especialidades de medicina geral e familiar, ginecologia-obstetrícia, anestesiologia e urologia são das mais carenciadas de médicos em algumas regiões do país, tendo o Governo aberto 219 vagas que contemplam incentivos para captar profissionais para estas zonas.

Segundo o Governo, a medida visa contribuir para “a equidade no acesso aos cuidados de saúde médicos, minimizando as assimetrias que ainda se denotam, sobretudo em zonas mais periféricas ou de maior pressão demográfica”.

O despacho define as zonas geográficas qualificadas como carenciadas para efeitos da atribuição dos incentivos aos procedimentos de mobilidade e de recrutamento de pessoal médico iniciados a partir de 1 de janeiro de 2022, por estabelecimento de saúde e especialidade médica.

Para este ano, por especialidade, o despacho determina até ao limite de 219 os postos de trabalho identificados por serviço e estabelecimento de saúde, referentes às áreas hospitalar, medicina geral e familiar e saúde pública.

Os profissionais que aceitem trabalhar para as instituições, identificadas no despacho, poderão receber um conjunto de incentivos que passam, entre outros, por um vencimento superior em 40%, mais dois dias de férias e preferência na colocação do cônjuge e dos filhos nas escolas e compensação das despesas de deslocação e transporte.

 Governo abre sete vagas para médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Outras notícias

pub
 Governo abre sete vagas para médicos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Notícias relacionadas

Procurar