Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
O Museu Keil Amaral, em Viseu, recebe este sábado (8 de março) a apresentação da coleção “Cadernos de Práticas” da Creta – Laboratório de Criação Teatral.
“Escrever sobre fazer, para inspirar outros, estimulando a troca de saberes e a partilha da experiência” são os objetivos do Creta com esta coleção que também quer “contribuir para identificar, estruturar e divulgar práticas artísticas, no sentido de fortalecer o trabalho na região e a nível nacional”.
Os dois primeiros volumes, “O Caçador e Outros Jogos” e “Da Recolha à Criação”, são assinados por Graeme Pulleyn e por Dennis Xavier e Sofia Moura, respetivamente.
Em “O Caçador e Outros Jogos – Teatro Coletivo com Jovens Atores”, Graeme Pulleyn explora a importância do jogo na criação teatral e define o grupo de teatro como um “lugar de festa, de encontro, de imaginação, ensaio para a empatia e um mecanismo de esperança”.
Já em “Da Recolha à Criação”, Dennis Xavier e Sofia Moura – que integram o coletivo Mochos no Telhado – focam-se “na experiência de construção de espetáculos a partir da recolha de testemunhos e entrevistas junto de várias comunidades”, uma prática do Mochos no Telhado nos últimos anos, acrescenta a Creta.
A apresentação está marcada para as 15h00, com o coordenador editorial da coleção, Guilherme Gomes, à conversa com os autores, para apresentar os livros e as práticas neles apresentados e refletir sobre a realidade do setor artístico em Viseu e no país.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Viseu, através do programa Eixo Cultura.