No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O primeiro de quatro dias de greve dos enfermeiros está a ter uma adesão superior a 50% no distrito de Viseu, tendo levado ao cancelamento de cirurgias, consultas e à não realização de tratamento de enfermagem, segundo avançou ao Jornal do Centro o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
“Em relação ao dia de hoje, ao turno da manhã, podemos afirmar que no Centro Hospitalar Tondela Viseu estamos com uma adesão ligeiramente superior a 50%. Três salas do bloco operatório estão encerradas por causa da greve”, adiantou Alfredo Gomes, do SEP.
Já no Hospital de Lamego, de acordo com o sindicalista, a adesão é de 52%. A cirurgia de ambulatório da unidade hospitalar encerrou.
“Nas consultas externas há muitas limitações nos dois hospitais porque embora não esteja a 100% a adesão, mas há algumas valências que não estando lá os enfermeiros estão a ser adiadas e as consultas remarcadas”, disse.
Nos centros de saúde a adesão ao primeiro de quatro dias de greve está a ser “muito variável”. “Temos unidades que estão a 100%, como a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viseu, outras que estão a meio”, salientou.
Esta quinta-feira cumpre-se o primeiro dos quatro dias de greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses para exigir a contagem de pontos nas suas carreiras e a paridade com os licenciados da Administração Pública.
A paralisação decorre entre as 08h00 e as 00h00 dos dias 17, 18, 22 e 23 de novembro, sendo que amanhã os enfermeiros juntam-se à greve da Função Pública.