Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Greve na Administração Pública encerra dezenas de escolas e afeta hospitais no distrito de Viseu

Greve na Administração Pública encerra dezenas de escolas e afeta hospitais no distrito de Viseu

No setor da Educação, o efeito da greve é particularmente visível, com dezenas de estabelecimentos de ensino encerrados em todo o distrito, anuncia a direção da União de Sindicatos de Viseu

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
24.10.25
fotografia: Jornal do Centro | Foto de arquivo
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
24.10.25
Fotografia: Jornal do Centro | Foto de arquivo
pub
 Greve na Administração Pública encerra dezenas de escolas e afeta hospitais no distrito de Viseu

A greve nacional da Administração Pública está hoje a provocar um forte impacto em vários serviços do distrito de Viseu, com destaque para os hospitais e escolas, anunciou a União de Sindicatos de Viseu. “Durante a noite, a adesão dos assistentes operacionais e administrativos foi total no Hospital de Tondela, com 100% de trabalhadores em greve, e de 95% no Hospital de Viseu. Neste último, também os enfermeiros aderiram em força, com 100% de paralisação nos blocos operatórios e consultas externas. No Hospital de Lamego, a adesão dos enfermeiros nestas áreas atingiu os 75%”, assinala a direção do sindicato no balando ao final da manhã.

No setor da Educação, o efeito da greve é particularmente visível, com dezenas de estabelecimentos de ensino encerrados em todo o distrito.

Em Viseu, estão fechadas as escolas EB 2,3 Infante D. Henrique, EB 1 da Balsa, EB 1 de Santiago, EB 1,2 João de Barros, EB 2,3 do Viso, EB 2,3 de Azeredo Perdigão, EB 2,3 D. Duarte e EB 1 de Nesperido. Em Tondela, encontram-se encerrados o Centro Escolar de Tondela, a EB 1 de Canas de Santa Maria e a EB 2,3 de Lajeosa. No concelho de S. Pedro do Sul, todo o Agrupamento de Escolas está encerrado, incluindo a EB 1 de Carvalhais. Em Oliveira de Frades, tanto o Centro Escolar como a Escola Secundária estão fechados.

No concelho de Cinfães, estão encerradas a EB 2,3 de Cinfães, o Centro Escolar de S. Cristóvão, o Centro Escolar de Tarouquela, o Centro Escolar de Lavra, o Centro Escolar de Santa Isabel e o Centro Escolar de Fonte Coberta. Em Armamar, o Jardim de Infância está encerrado e a Câmara Municipal regista uma adesão de 60% à greve. Em Mortágua, o Centro Escolar, a EB 2,3 e a Escola Secundária encontram-se encerrados. Também em Vouzela, o Jardim de Rebordinho e a EB 1 de Cambra estão fechados.

Em Sernancelhe, a EB 2,3 e o Centro Escolar não abriram portas, e o mesmo acontece em Moimenta da Beira, onde o Centro Escolar, a EB 2 e a Escola Secundária estão encerrados. Em Penedono, a EB 2,3 encontra-se igualmente fechada. Em Carregal do Sal, tanto a EB 2,3 como a Escola Secundária aderiram à paralisação, tal como em Nelas, onde ambas as escolas também estão encerradas. Em Tarouca, o Centro Escolar permanece fechado. Os números são dos sindicatos.

A greve foi convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública contra o Governo da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP), o qual acusa de degradar as condições de trabalho e de desinvestir nos serviços públicos.

Além do setor da Educação, há perturbações pela falta de presença de médicos, enfermeiros e auxiliares dos serviços de saúde, trabalhadores dos transportes públicos, inspetores e funcionários do Fisco, funcionários judiciais, entre outros.

O aumento dos salários, a valorização das carreiras, a reposição do vínculo público e a defesa dos serviços públicos são também motivos para a convocação desta “grande greve”, que abrange todos os trabalhadores do Estado.

A Frente Comum representa 29 sindicatos de todos os setores da administração pública.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar