joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo

Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo

pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo
07.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo
07.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo

O empresário ligado à construção civil, hotelaria e termas, Gumercindo Lourenço, continua na mira da justiça. O homem, natural de Castro Daire, mas residente no concelho de Viseu, está abraços com mais um processo na justiça. Desta vez é suspeito de corromper uma funcionária do Ministério da Justiça.

“Pelo menos desde o início do ano de 2014, o arguido Gumercindo Lourenço ofereceu e deu, efetivamente, à arguida Teresa Saraiva e a terceiros, por indicação daquela, vantagens patrimoniais e não patrimoniais, como forma de retribuir a sua atuação, enquanto secretária pessoal do Ministro da Economia e, a partir de 2018, enquanto secretária pessoal no gabinete do secretário de Estado da Economia, nomeadamente, através da aceleração, simplificação e agilização dos procedimentos, e, dessa forma, interferindo e influenciando a tomada de decisões, não só no Ministério da Economia, mas também noutras entidades, como o Instituto do Turismo de Portugal e a Direção-Geral de Energia e Geologia”, refere a acusação.

O Ministério Público (MP) acrescenta que apesar de a arguida “carecesse de poderes decisórios, tinha a capacidade de interferir e influenciar a tomada de decisões de procedimentos administrativos relacionados com o grupo empresarial liderado pelo arguido Gumercindo Lourenço”. A empresa do suspeito concorreu, entre 2014 e 2019, à exploração de estâncias termais em Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Soure e Penamacor.

A dupla foi investigada pela PJ de Coimbra, que apanhou várias mensagens trocadas entre os arguidos e nas quais eram combinados favores, se trocavam informações e datas de reuniões com governantes e dirigentes de organismos públicos.

A arguida recebia como compensação, diz o MP, estadias em hotéis de Gumercindo Lourenço, com tudo pago, e queijos da serra. A acusação solicita a perda de vantagens obtidas com o crime.

O empresário Gumercindo Lourenço soma já uma condenação de quatro anos de prisão com pena suspensa, por obtenção ilícita de subsídio para construção de um hotel.

É arguido num processo relacionado com a construção de uma estrada no concelho de Tabuaço, em conjunto com o ex-presidente do município, João Ribeiro. Num outro caso, é suspeito de ter corrompido um juiz

Noutro caso, relacionado com a construção de uma estrada em Tabuaço, é acusado de corrupção ativa de titular de cargo político agravado, prevaricação de titular de cargo político, falsificação de documento e fraude na obtenção de subsídio, juntamente com o anterior presidente da Câmara local, João Ribeiro.

O empresário é ainda suspeito de ter corrompido o juiz João Evangelista a troco de informações sobre processos. O magistrado, com ligações a São Pedro do Sul, receberia dinheiro, carro e estadias em hotéis.

pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo

Outras notícias

pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo

Notícias relacionadas

Procurar