Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo

Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo

pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo - Jornal do Centro
07.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo - Jornal do Centro
07.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo - Jornal do Centro

O empresário ligado à construção civil, hotelaria e termas, Gumercindo Lourenço, continua na mira da justiça. O homem, natural de Castro Daire, mas residente no concelho de Viseu, está abraços com mais um processo na justiça. Desta vez é suspeito de corromper uma funcionária do Ministério da Justiça.

“Pelo menos desde o início do ano de 2014, o arguido Gumercindo Lourenço ofereceu e deu, efetivamente, à arguida Teresa Saraiva e a terceiros, por indicação daquela, vantagens patrimoniais e não patrimoniais, como forma de retribuir a sua atuação, enquanto secretária pessoal do Ministro da Economia e, a partir de 2018, enquanto secretária pessoal no gabinete do secretário de Estado da Economia, nomeadamente, através da aceleração, simplificação e agilização dos procedimentos, e, dessa forma, interferindo e influenciando a tomada de decisões, não só no Ministério da Economia, mas também noutras entidades, como o Instituto do Turismo de Portugal e a Direção-Geral de Energia e Geologia”, refere a acusação.

O Ministério Público (MP) acrescenta que apesar de a arguida “carecesse de poderes decisórios, tinha a capacidade de interferir e influenciar a tomada de decisões de procedimentos administrativos relacionados com o grupo empresarial liderado pelo arguido Gumercindo Lourenço”. A empresa do suspeito concorreu, entre 2014 e 2019, à exploração de estâncias termais em Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Soure e Penamacor.

A dupla foi investigada pela PJ de Coimbra, que apanhou várias mensagens trocadas entre os arguidos e nas quais eram combinados favores, se trocavam informações e datas de reuniões com governantes e dirigentes de organismos públicos.

A arguida recebia como compensação, diz o MP, estadias em hotéis de Gumercindo Lourenço, com tudo pago, e queijos da serra. A acusação solicita a perda de vantagens obtidas com o crime.

O empresário Gumercindo Lourenço soma já uma condenação de quatro anos de prisão com pena suspensa, por obtenção ilícita de subsídio para construção de um hotel.

É arguido num processo relacionado com a construção de uma estrada no concelho de Tabuaço, em conjunto com o ex-presidente do município, João Ribeiro. Num outro caso, é suspeito de ter corrompido um juiz

Noutro caso, relacionado com a construção de uma estrada em Tabuaço, é acusado de corrupção ativa de titular de cargo político agravado, prevaricação de titular de cargo político, falsificação de documento e fraude na obtenção de subsídio, juntamente com o anterior presidente da Câmara local, João Ribeiro.

O empresário é ainda suspeito de ter corrompido o juiz João Evangelista a troco de informações sobre processos. O magistrado, com ligações a São Pedro do Sul, receberia dinheiro, carro e estadias em hotéis.

pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Gumercindo Lourenço investigado em mais um processo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar