joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Há dois novos rappers em Viseu. Conheça-os

Há dois novos rappers em Viseu. Conheça-os

Outsider e Tetz são primos e ambos são de Viseu. Juntos são os Outlaw Alliance e lançam agora a primeira música da EP “Lázaro”

Carolina Vicente
 Há dois novos rappers em Viseu. Conheça-os
17.03.25
fotografia: Inês Brás
partilhar
 Há dois novos rappers em Viseu. Conheça-os
17.03.25
Fotografia: Inês Brás
pub
 Há dois novos rappers em Viseu. Conheça-os

A cidade de Viseu tem dois novos artistas a emergir. Outsider e Tetz são os nomes artísticos de António Ferreira e Carlos Correia. São primos e partilham “uma ligação que vai além dos laços de sangue”: a paixão pela música. Esta semana lançaram a primeira faixa da EP “Lázaro”, um projeto que inclui dez temas e que será revelado gradualmente até ao final do ano.

O projeto Outlaw Alliance, segundo Outsider, que estuda na Escola de Superior de Educação de Viseu, nasceu da vontade dos jovens em recuperar a essência do rap. “Este projeto nasceu tanto pela nossa ligação de sangue como pela paixão que sempre partilhámos pela música”, explica. “Desde sempre vi a música como uma extensão do meu pensamento, uma forma de transmitir mensagens e críticas, independentemente do formato ou do contexto”.

A EP “Lázaro” simboliza esse renascimento. “Este projeto surgiu com a necessidade que sentimos de ‘mudar’ o rap português — uma ressurreição do rap puro, da essência que ao longo do tempo se perdeu. Foi com essa visão que nasceu a EP ‘Lázaro’, um título inspirado na figura bíblica que ressuscitou quatro dias após a morte, e que pretende representar o renascimento de um rap autêntico, real e sem filtros”, afirma Outsider.

Já Tetz tem um percurso mais longo na música. “Eu já estava nisto há algum tempo. Estudei música em Inglaterra, depois vim para Portugal trabalhar com o meu pai e montei o meu primeiro estúdio amador. Fazia uns projetos, gravava sons, experimentava novas ideias, gravei um monte de pessoal, sempre foi algo natural para mim”, conta.

Com o tempo, a evolução foi inevitável. “Decidi montar o meu estúdio profissional e lançar a minha primeira EP intitulada ‘Mais que Vivo’, e apercebi-me também que o meu primo, Outsider, escrevia umas barras”. O convite para entrar no estúdio foi o início de um processo criativo conjunto. “Ele começou a passar mais tempo no estúdio, a absorver, a gravar, e a ouvir conselhos. Eu mostrava-lhe como funcionava o processo, desde a gravação até à produção”, explica.

A primeira música do projeto chama-se “Anti-referência” e já está disponível no YouTube. Em 24 horas soma quase 20 mil visualizações. “É com ‘Anti-referência’ que damos o primeiro passo neste percurso, um tema que marca o início de algo maior. Foi através deste projeto que crescemos, amadurecemos e conseguimos construir algo genuíno, sem concessões nem artifícios”, afirma o jovem estudante.

Sobre o estilo e as influências, Tetz descreve a identidade sonora da dupla. “O nosso som é uma mistura entre realidade e vibe. Falamos do que vivemos, do que sentimos e do que gostamos, sempre com autenticidade”.

A EP “Lázaro” será composta por dez faixas que serão lançadas mensalmente até ao final do ano. Os artistas pretendem manter um ritmo constante de criação e lançamento. “Temos muito trabalho e muita música pela frente. Estamos sempre a criar, a evoluir, e queremos trazer novidades constantemente”, diz Tetz.

Outsider reforça a intenção de trazer algo novo para o panorama musical. “A música sempre foi a minha maior motivação para seguir em frente, e este projeto representa exatamente isso. O rap português precisa de uma revolução, e nós estamos aqui para dar o primeiro passo”.

pub
 Há dois novos rappers em Viseu. Conheça-os

Outras notícias

pub
 Há dois novos rappers em Viseu. Conheça-os

Notícias relacionadas

Procurar