No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O serviço de urgências da ortopedia do Centro Hospitalar Tondela Viseu continua encerrado no período da noite durante o mês de dezembro, anunciou esta sexta-feira o conselho de administração. Os restantes serviços estão a funcionar normalmente.
“A urgência externa da especialidade de Ortopedia fica encerrada no período noturno, das 19h00 às 08h30, durante todo o mês de dezembro. A equipa médica de Ortopedia está completa no período diurno, contando com os elementos regulamentarmente estabelecidos para poderem fazer atendimento no Serviço de Urgência e atividade cirúrgica no Bloco Operatório. No período noturno, está de prevenção um ortopedista para urgência interna, garantindo a resposta a qualquer complicação com os doentes internados”, assegurou a unidade de saúde.
As urgências de Medicina Interna, Via Verde de AVC, Via Verde Coronária, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e restantes especialidades disponíveis na carteira de serviços do Serviço de Urgência Polivalente vão funcionar “sem qualquer falha”, servindo de referenciação do Hospital da Guarda, aliviando a sobrecarga dos hospitais de Coimbra.
De acordo com o conselho de administração, este novo cenário em dezembro, advém do novo acordo alcançado entre médicos e governo.
“A atual situação política e o acordo parcial assinado entre o Ministério da Saúde e um dos Sindicatos levou à reformulação das manifestações de indisponibilidade por parte de alguns médicos, que consideram ser um bem maior para a sociedade fazer retornar a normalidade ao atendimento no Serviço de Urgência Polivalente do CHTV”, lê-se no comunicado enviado pela unidade de saúde que esclarece ainda que “embora haja dificuldades na elaboração das escalas, com necessidade de limitar outras atividades para rentabilizar recursos, só não foi possível completar a escala de Ortopedia”.
Em novembro, o CHTV esteve sem serviço de urgências de ortopedia e cirurgia geral durante a noite. Houve ainda alguns dias em que a Via Verde Coronária esteve inativa.