5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Incêndio em Mangualde reacende com intensidade

Incêndio em Mangualde reacende com intensidade

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndio em Mangualde reacende com intensidade

O incêndio que estava dado como dominado em Mangualde reacendeu esta tarde com alguma intensidade. O alerta foi dado às 14h18 e está neste momento com uma frente ativa, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

As chamas estão a consumir uma zona de mato e pinhal e estão em direção à localidade de Chãs de Tavares. No terreno estão 187 operacionais, apoiados por 49 viaturas e três meios aéreos.

O incêndio, que volta a preocupar os bombeiros no dia mais perigoso devido às condições atmosféricas adversas, deflagrou na madrugada de quarta-feira em Vila Mendo de Tavares, em Abrunhosa-a-Velha. No combate às chamas chegaram a estar mais de 140 operacionais e sete meios aéreos, mais de 300 hectares arderam.

Terá tido mão criminosa o fogo que lavrou na quarta-feira (13 de julho) na freguesia de Abrunhosa-a-Velha, no concelho de Mangualde, e que mobilizou centenas de bombeiros. Segundo as contas do presidente da Câmara, , arderam cerca de 300 hectares no incêndio que assolou a aldeia de Vila Mendo de Tavares.

Em declarações ao Jornal do Centro, Marco Almeida, presidente da Câmara de Mangualde, disse acreditar que se tratou de um caso de fogo posto e quer que seja apanhada e responsabilizada a pessoa que terá ateado o incêndio.

O fogo teve início na madrugada de ontem, por volta das 2h00 da manhã, numa zona onde, conta Marco Almeida, “tinha estado pouco tempo antes a Unidade Local de Proteção Civil da freguesia de Tavares”.

“Até ao momento em que eles saíram, a situação estava totalmente calma e não havia sequer indícios de que poderia acontecer ali qualquer foco de incêndio. Mas fomos surpreendidos com o que depois veio a acontecer e que acabou em cerca de 300 hectares de área ardida numa mancha substancial, principalmente florestal e pinhal”, salienta o presidente da autarquia.

Marco Almeida recorda que o vento e os constantes reacendimentos deram muito trabalho aos bombeiros. O fogo só foi dado como dominado às 18h00 da tarde. Depois, os operacionais trabalharam toda a noite para evitar que as chamas voltassem a ficar ativas.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar