Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
O incêndio no concelho de Tabuaço ainda não está totalmente dominado, admite esta terça-feira (12 de agosto) a Câmara Municipal. O fogo, que deflagrou no último domingo, continua a ser combatido por centenas de operacionais com o apoio de meios aéreos.
Em comunicado, a autarquia refere que, “apesar da evolução positiva” no combate às chamas, “a situação ainda não está totalmente dominada”.
“Durante a noite, as equipas no terreno realizaram um trabalho de elevada complexidade, que permitiu uma evolução significativa dos trabalhos. No entanto, o incêndio mantém uma frente ativa na aldeia de Távora e outra frente em consolidação na aldeia de Chavães”, acrescenta o município.
A Câmara revela ainda que as operações de combate, consolidação e rescaldo vão continuar nas próximas horas, visando a extinção do fogo “o mais rapidamente possível”.
O município também apela à população para que mantenha em prática as medidas de autoproteção, entre elas as de não usar fogo para qualquer fim nos espaços rurais, evitar comportamentos de risco e ligar o 112 em caso de emergência. A Câmara lembra que, para os próximos dias, continuam a prever-se “condições meteorológicas que favorecem o risco de incêndio extremo”.
A autarquia elogia a população de Tabuaço “pela forma exemplar como tem agido, pela disponibilidade para apoiar e pela confiança demonstrada” e destaca o trabalho dos operacionais que estão a combater as chamas e que, com “profissionalismo e dedicação”, continuam no terreno “para garantir que todos os trabalhos se concluem em segurança”.
Nesta altura (18h05) e de acordo com a Proteção Civil, o fogo em Tabuaço está a ser combatido por 223 operacionais apoiados por 71 viaturas e cinco meios aéreos. Por precaução, foi retirada uma família que vive numa casa isolada e que corria mais riscos, mas a habitação acabou por não ser afetada pelas chamas.
O alerta foi dado pelas 22h27 de domingo (dia 10) na freguesia de Távora e Pinheiro. O fogo também chegou a ameaçar de perto um abrigo de animais de rua: a associação Amigo Mais Fiel – que apoia animais de rua em Tabuaço e arredores – foi obrigada a libertar os animais que tinha nas suas instalações. Entretanto, estes já foram recuperados.