policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Incêndios: Autarquias concluem levantamento dos danos. Nelas entregou relatório

Incêndios: Autarquias concluem levantamento dos danos. Nelas entregou relatório

Câmara de Nelas entregou à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro o relatório de danos e prejuízos provocados pelos incêndios de setembro no concelho

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
09.10.24
fotografia: Câmara de Nelas
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
09.10.24
Fotografia: Câmara de Nelas
pub
 Incêndios: Autarquias concluem levantamento dos danos. Nelas entregou relatório

A Câmara de Nelas entregou à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) o relatório de danos e prejuízos provocados pelos incêndios de setembro no concelho.

O levantamento feito nas atividades económicas, infraestruturas municipais, coletividades, património e agricultura aguarda “a verificação e validação dos dados recolhidos e valores apresentados”, anunciou a autarquia.

Segundo a Câmara de Nelas, a equipa municipal multidisciplinar que esteve no terreno a fazer o ponto de situação pós-fogos no concelho teve “um trabalho atempado de extrema importância” para garantir uma “resposta rápida e eficaz às necessidades locais”.

A equipa contabilizou a área afetada, as perdas agrícolas e de maquinaria e as estradas e edifícios agrícolas danificados, bem como o impacto ambiental na floresta, fauna e flora e o apoio aos munícipes afetados.

Os trabalhos de estabilização e emergência continuam com a intervenção da Proteção Civil municipal e das equipas de intervenção permanente dos Bombeiros de Canas de Senhorim e de Nelas, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

As intervenções passam pela sementeira de gramíneas, pela limpeza e estabilização das linhas de água, pela criação de barreiras de estabilização, pelo arranjo dos caminhos florestais e pela estabilização de taludes.

Esta segunda e terça-feira (7 e 8 de outubro), o ICNF esteve em Nelas para fazer um levantamento de campo “para inclusão no relatório de estabilização de emergência”, referiu a Câmara de Nelas.

Nos outros municípios afetados pelos incêndios de setembro, as autarquias também fizeram um levantamento dos danos provocados pelos fogos na região. A Câmara de Penalva do Castelo garantiu que iria reportar todos os danos e perdas resultantes dos fogos, com três equipas municipais a fazerem o levantamento junto com os lesados.

Em São Pedro do Sul, a Câmara tem feito contactos junto de agricultores que perderam gado e apurado a necessidade de se fornecer pastos para a alimentação animal. A autarquia também garantiu o apoio social aos munícipes afetados. O levantamento já terminou em outros concelhos como Resende e Mangualde.

Já em Carregal do Sal, a Câmara continua com a inventariação dos danos. O serviço está disponível no município, mediante agendamento para o telefone 232 960 400.

Este ano, Viseu foi o distrito com mais área queimada em incêndios, com um total de 49.558 hectares consumidos pelas chamas, segundo anunciou esta quarta-feira (9 de outubro) a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, no Parlamento.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar