Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Foi cancelada a romaria desta sexta-feira (15 de agosto) ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, no concelho de Sernancelhe. A decisão foi tomada pelo templo religioso, pela Câmara de Sernancelhe e pela Junta de Freguesia de Quintela, que a justificam com a situação de alerta nacional motivada pelos incêndios florestais.
O Governo prolongou recentemente o estado de alerta até às 23h59 desta sexta-feira, feriado da Assunção de Nossa Senhora.
Por isso, face à situação de alerta e ao “flagelo dos incêndios florestais que afetam o país e o concelho” de Sernancelhe, foi decidido cancelar não só a romaria, como também a feira que também decorreria esta sexta-feira na zona do Santuário, revela a Câmara numa nota divulgada nas redes sociais.
“Nesse sentido, e face à situação extrema que se vive neste momento, é prudente evitar aglomerações de pessoas e aumentos extraordinários de circulação automóvel nos acessos à Serra da Lapa, que está também a ser fustigada por um incêndio que lavra desde ontem”, acrescenta a autarquia.
“No atual momento, a nossa maior prioridade é a proteção das nossas pessoas, das nossas populações e dos seus bens. Contamos com a compreensão de todos”, conclui o comunicado da Câmara de Sernancelhe.
As romarias de Nossa Senhora da Lapa – realizadas a 10 de junho, 15 de agosto e no primeiro domingo de setembro – costumam atrair milhares de peregrinos com as suas novenas preparatórias e missas campais.