No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Há cinco bombeiros feridos nos incêndios de Castro Daire e Cepões (Viseu), confirmou fonte da Proteção Civil. Dois dos operacionais, que estavam no combate na zona de Castro Daire, tiveram de ser assistidos por causa da inalação de fumo, tendo sido transportados para o Hospital de Viseu.
Em Cepões, na zona de Maeira de Baixo, estão no combate às chamas 306 operacionais, apoiados por 100 veículos e sete meios aéreos. Aqui, três bombeiros necessitaram também de assistência no Hospital de Viseu, dois por calor excessivo e um por “uma dor aguda” que aconteceu no teatro de operações.
O fogo de Castro Daire já chegou ao concelho vizinho de Lamego, encontrando-se as frentes do incêndio na direção de Lalim e Lazarim. No terreno estão 427 operacionais e cinco meios aéreos. Um veículo dos bombeiros foi também atingido pelas chamas.
“Até ao momento não há localidades em risco”, adiantaram as fontes da Proteção Civil.
O alerta aconteceu pelas 11h05 para a localidade de Vale Abrigoso, na freguesia de Mezio e Moura Morta, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu.
De acordo com a Proteção Civil, o vento está a dificultar o combate.
Portugal continental foi afetado este verão por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão nas regiões Norte e Centro. Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono e São João da Pesqueira (distrito de Viseu); e Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Mêda, Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Côa (distrito da Guarda) foram os concelhos atingidos.
Os fogos provocaram quatro mortos, entre eles um bombeiro, e vários feridos, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
O ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em termos de área ardida até 31 de agosto, com 254 mil hectares, indica o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.