Forest fire in Sernancelhe
GNR fogo
Wildfires in Portugal
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25
sede joão azevedo ps
michael batista psd penalva web
leandro macedo
herdade santiago
os_caminhos_jacinto_rio_bestanca
quinta-da-pacheca-colheita-manual-azeite2
Home » Notícias » Diário » Incêndios: Ex-autarca morre a combater o fogo na zona da Guarda

Incêndios: Ex-autarca morre a combater o fogo na zona da Guarda

Os incêndios que lavram na região centro do país obrigaram ao corte, nos dois sentidos, de algumas zonas de oito estradas nacionais nos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra, segundo a GNR

pub
 Incêndios: Ex-autarca morre a combater o fogo na zona da Guarda - Jornal do Centro
15.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Incêndios: Ex-autarca morre a combater o fogo na zona da Guarda - Jornal do Centro
15.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Ex-autarca morre a combater o fogo na zona da Guarda - Jornal do Centro

O ex-autarca de Vila Franca do Deão, Carlos Dâmaso, é a primeira vítima mortal dos incêndios florestais que assolam o país, sendo que há ainda informação de uma pessoa desaparecida. O corpo do ex-autarca, de 40 anos, foi encontrado carbonizado. 

De acordo com as autoridades, nos incêndios que deflagram há já quatro dias várias pessoas tiveram, entretanto, de ser assistidas, entre elas quatro bombeiros com queimaduras enquanto combatiam o fogo do Sátão que já se estendeu a mais concelhos como Sernancelhe, Aguiar da Beira, Penedono e S. João da Pesqueira. Incêndio que se juntou ao que já vinha também de Trancoso e que já afetou concelhos como Celorico da Beira e Fornos de Algodres. 

E os incêndios que lavram na região centro do país obrigaram ao corte, nos dois sentidos, de algumas zonas de oito estradas nacionais nos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra, segundo a GNR.

Em comunicado, a GNR explica que, pelas 14h20, no distrito de Coimbra, estavam cortadas nos dois sentidos a Estrada Nacional (EN) 230 entre a Quinta da Tapada e as proximidades da localidade de Avô (Oliveira do Hospital), a EN342 na localidade de Avô, a EN236 na localidade de Candal (Lousã) e a EN 244 próximo das localidades de Cerdeira, Parroselos, Relva Velha e Camba, todas no concelho de Arganil.

No distrito de Viseu estavam cortadas nos dois sentidos a EN 321 na localidade de Travassos (Cinfães) e a EN226 entre a localidade de Penso (Sernancelhe) e a estrada municipal 533.

No distrito da Guarda estão cortadas nos dois sentidos a EN226 na proximidades de Ponte Abade (Tondela), Rio de Mel (Trancoso) e Peroferreiro (Aguiar da Beira) a EN331 nas proximidades das localidades de Ranhados (Vila Nova de Paiva), Meda, Castainço (Penedono), Penedono, Macieira (Sernancelhe) e Sernancelhe, assim como a EN 229-1 entre as localidades de Antas (Penedono) e Trancoso.

Por causa dos incêndios que assolam o país, e depois de ter recorrido aos acordos bilaterais com Espanha e Marrocos, Portugal ativou hoje o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, com pedido de apoio de quatro aviões Canadair.

Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde 02 de agosto e este ano já arderam 63.247 hectares de espaços florestais, metade dos quais nas últimas três semanas, e deflagraram 5.963 incêndios, sendo a maioria nas regiões do Norte e Centro.

pub
 Incêndios: Ex-autarca morre a combater o fogo na zona da Guarda - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Incêndios: Ex-autarca morre a combater o fogo na zona da Guarda - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar