Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
O incêndio em Tabuaço entrou esta quinta-feira (14 de agosto) em fase de resolução, indicou a Proteção Civil.
O fogo foi dado como dominado às 06h00, informou uma fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Douro, notando que se “mantêm trabalhos de consolidação e rescaldo em ambos os setores”.
Já a Câmara de Tabuaço também deixou uma nota nas redes sociais a dar conta da resolução do fogo, informando que os trabalhos no terreno “prosseguem com intensidade, centrando-se agora na consolidação, rescaldo e vigilância ativa, de forma a garantir a total extinção e prevenir reativações”.
A autarquia acrescentou que mantém “a articulação permanente com o Posto de Comando Operacional, tendo disponibilizado todos os meios de suporte logístico solicitados, com o objetivo de garantir as melhores condições de atuação às forças no terreno”.
“Reiteramos o apelo para que sejam evitadas deslocações desnecessárias às zonas intervencionadas, permitindo o trabalho seguro e eficaz das equipas”, apelou a Câmara, que agradeceu o “empenho” dos operacionais envolvidos no combate e a “colaboração exemplar e sentido de responsabilidade” da população.
O alerta foi dado na noite de domingo (dia 10) na freguesia de Távora e Pinheiro. O vento forte e os difíceis acessos chegaram a dificultar o combate às chamas que também obrigaram à evacuação, por precaução, de uma família e à retirada de animais de um abrigo.
Nesta altura (10h58), segundo o site da Proteção Civil, ainda se encontram em Tabuaço 236 operacionais apoiados por 78 viaturas e dois meios aéreos. Entretanto, está cortada ao trânsito a Estrada Nacional 323 em Távora, nos dois sentidos e por tempo indeterminado, devido ao risco elevado da queda de pedras resultante da instabilidade dos taludes causada pelo incêndio.