resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » INEM nega que ambulância esteja avariada há cerca de um mês

INEM nega que ambulância esteja avariada há cerca de um mês

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
10.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
10.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 INEM nega que ambulância esteja avariada há cerca de um mês

O INEM nega que a ambulância que está ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Tondela esteja parada há cerca de um mês. O instituto de emergência médica responde desta maneira , que dizem que o INEM ainda não deu ordens para que a ambulância seja arranjada. A viatura tem uma avaria no motor.

Num esclarecimento enviado ao Jornal do Centro, o INEM diz que só teve conhecimento da avaria há 10 dias, no passado dia 31 de julho, e que recebeu nesta terça-feira (9 de agosto) o orçamento para a reparação do veículo e o documento de comunicação de intervenção na viatura.

“Uma vez que o orçamento submetido é superior a 1.000 euros, de acordo com as normas em vigor, o INEM submeteu a reparação para apreciação pela empresa gestora de frota para que este orçamento possa ser analisado e, se tudo estiver conforme, autorizado”, pode ler-se na resposta.

No esclarecimento, o INEM realça “o papel importante dos corpos de bombeiros” na manutenção da operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e garantiu que nenhuma viatura dada aos seus parceiros “circula sem cumprir todos os requisitos de segurança”.

“Sempre que um operacional identifica algum problema mecânico, a viatura é encaminhada para uma oficina certificada, apenas sendo colocada ao serviço depois dessa oficina garantir que se encontra em condições de circulação. Acresce que todas as viaturas cumprem os programas de manutenção definidos pelo respetivo fabricante”, explica.

O INEM sublinha ainda que, entre 2017 e 2019, assinou protocolos para a renovação de 195 ambulâncias e avançou com a criação de 53 novos postos de emergência médica (PEM).

Em 2020 e 2021, “fruto do contexto epidemiológico e da absoluta e imperiosa necessidade de responder de forma adequada às necessidades em cuidados de saúde resultantes do novo coronavírus, através da criação de uma reserva estratégica de EPI e de aquisição de diversos equipamentos, nomeadamente ventiladores”, foi necessário recalendarizar o plano de investimentos previstos do INEM, acrescenta o instituto.

O INEM garante também que “continua a desenvolver todos os esforços para que a renovação das ambulâncias em funcionamento nos PEM possa ser retomada tão rapidamente quanto possível”.

A ambulância que está ao serviço dos Bombeiros de Tondela já tem mais de 19 anos e percorreu perto de 400 mil quilómetros.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar