Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aldeia povoa dao
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Piaget de Viseu com pós-graduação em Psicologia Forense e Investigação Criminal

Piaget de Viseu com pós-graduação em Psicologia Forense e Investigação Criminal

Instituição de ensino cria curso para responder a "lacuna grave" na formação de profissionais ligados à área da justiça

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
23.06.25
Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
23.06.25
pub
 Piaget de Viseu com pós-graduação em Psicologia Forense e Investigação Criminal

O Piaget vai lançar em Viseu um curso de pós-graduação em Psicologia Forense e Investigação Criminal.

A formação, realizada em parceria com o Instituto Português de Criminologia, foi pensada para psicólogos, criminólogos, profissionais judiciais, de saúde e de segurança e quer formar técnicos que estejam preparados para “intervir em fenómenos complexos, cruzando psicologia, direito, criminologia e investigação criminal”, refere o Piaget.

A instituição de ensino superior sublinha ainda que existe “uma lacuna grave de formação obrigatória e contínua nos vários setores ligados à justiça e ao apoio às vítimas”.

“As consequências vão da baixa taxa de condenações à retração das vítimas em denunciar. Há também falhas no acondicionamento de provas, avaliações psicológicas comprometidas, revitimização de quem denuncia e uma crescente descredibilização das instituições perante a opinião pública”, sublinha Helena Chéu, diretora adjunta do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, unidade do Piaget onde o curso vai ser lecionado.

Segundo o Piaget, a nova pós-graduação responde “não só às exigências do presente como aos desafios do futuro, como o cibercrime, o uso de tecnologias forenses e a crescente criminalidade transnacional”. “O plano curricular combina teoria, prática e investigação científica, promovendo o rigor, a ética e a multidisciplinaridade”, acrescenta.

A direção pedagógica da formação defende que o sistema judicial “precisa de mais profissionais preparados, com competências atualizadas e uma abordagem baseada na evidência, para garantir decisões judiciais mais justas e uma resposta mais humana às vítimas”.

Já o ministro da Defesa, Nuno Melo, destacou a importância da formação. “Através desta pós-graduação ministrada por especialistas em criminologia, psicologia, direito, relações internacionais e investigação criminal, os seus beneficiários ficarão dotados de melhores ferramentas para o exercício das respetivas profissões”, disse o governante.

O Piaget também enaltece os dados do Relatório Anual de Segurança Interna, que apontam para aumentos de 12,5 por cento na delinquência juvenil, 6,8% na criminalidade em ambiente escolar e quase 10% nas violações em 2024.

No mesmo período, os roubos de viatura cresceram 106,3% e os assaltos a bancos 128,6%, revelando “uma nova paisagem criminal que exige respostas urgentes, interdisciplinares e profundamente qualificadas”, realça o Piaget.

“Em muitos contextos – como escolas, IPSS, hospitais e até nas forças de segurança – a ausência de técnicos com formação forense é um entrave grave à proteção, prevenção e à justiça”, acrescenta a instituição de ensino.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar