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O Instituto Piaget lançou o programa “Supera-te”, que quer ajudar os estudantes a potenciar o seu sucesso e a reduzir o abandono escolar. A iniciativa já arrancou nos campus da instituição de ensino superior, incluindo em Viseu.
A iniciativa será dirigida a 3.400 estudantes até junho de 2026, incluindo alunos de países de língua portuguesa. O programa é financiado em 323 mil euros pela Direção-Geral do Ensino Superior.
“O projeto foi desenvolvido por uma equipa de professores e investigadores em diversas áreas e visa permitir que os estudantes alcancem altos níveis de sucesso académico. Este objetivo será alcançado com recurso a tecnologias inovadoras que permitirão a criação de modelos de previsão, assim como desenvolver recursos educacionais de acordo com as necessidades de cada estudante”, explica José Mendes, coordenador-geral do “Supera-te”.
O Instituto Piaget também vai recorrer à inteligência artificial para modelação preditiva, o que permitirá “identificar e fornecer intervenções direcionadas, para que os estudantes alcancem os seus objetivos”, realça a instituição de ensino.
“Acreditamos que o projeto não se limita ao desempenho académico, uma vez que os seus objetivos permitem que, num futuro próximo, os estudantes apresentem um aumento significativo na autoconfiança, motivação e sentido de propósito, conseguindo assim alcançar o seu pleno potencial académico e pessoal”, acrescenta José Mendes.
O “Supera-te” assenta em três pilares fundamentais de atuação. O primeiro consiste na criação de um sistema de previsão do insucesso ou abandono escolar e que permitirá sinalizar alunos em risco e o segundo em ações de prevenção e redução de abandono escolar, incluindo intervenções para alunos com problemas de saúde mental ou de desempenho académico e um programa de mentoria para caloiros.
O terceiro pilar são as ações de promoção do sucesso escolar, que passam pela aplicação pelos professores de métodos inovadores que ajudem a combater o abandono escolar e o insucesso académico. Um deles é o projeto Coopera, que pretende criar ambientes de aprendizagem que “conduzam não só ao desenvolvimento profissional dos professores, como à promoção de práticas pedagógicas ativas, onde se inclui um conjunto diversificado de métodos da aprendizagem cooperativa”.
“O Supera-te proporciona também a oportunidade de trazer transformação pedagógica para a sala de aula”, explica a professora Ana Leitão, coordenadora da licenciatura em Educação Básica e responsável pela formação de docentes.
“É imperioso repensar a relação pedagógica, os horizontes e as estratégias de aprendizagem em ensino superior, de forma a todos – docentes e estudantes – sentirem este compromisso de conexão entre academia e as características e necessidades da sociedade e do mercado de trabalho”, acrescenta.