No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acaba de inaugurar uma nova infraestrutura ao serviço da inovação e do conhecimento, anunciou a instituição. Trata-se do Laboratório de Investigação e Desenvolvimento (LID), uma valência do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), concebida para reforçar a investigação científica, a inovação tecnológica e o desenvolvimento experimental na área da Eletrotecnia.
O novo espaço resulta da requalificação de instalações já existentes, agora totalmente remodeladas e equipadas com tecnologia de ponta — fontes de alimentação, osciloscópios, geradores de sinais e multímetros de precisão, entre outros instrumentos. A concretização do projeto foi possível graças a uma parceria com a empresa Mauser.pt, colaboradora de longa data do DEE.
Segundo o IPV, o LID está disponível para apoiar projetos de investigação aplicada, trabalhos académicos, dissertações, teses e outras iniciativas de caráter científico e tecnológico, envolvendo docentes e estudantes do departamento. A coordenação da remodelação coube a Paulo Correia, colaborador do IPV, responsável pela gestão do processo e pela articulação com os parceiros institucionais e empresariais.
A criação deste laboratório representa, para o IPV, “um passo importante na consolidação da cooperação entre a academia e o setor empresarial, favorecendo a transferência de conhecimento, a valorização do ensino prático e o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto direto na sociedade”.