peça teatro gémeos
image
centro cultural s joao pesqueira assinatura
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » IP3 em perfil de autoestrada “de uma ponta à outra”, diz Luís Montenegro

IP3 em perfil de autoestrada “de uma ponta à outra”, diz Luís Montenegro

Obras entre Santa Comba Dão e Viseu já podem começar, diz presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz. Ato de consignação foi assinado em Tondela, na presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro

Micaela Costa
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
24.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
24.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 IP3 em perfil de autoestrada “de uma ponta à outra”, diz Luís Montenegro

A requalificação do Itinerário Principal (IP) 3 em perfil de autoestrada “de uma ponta à outra” foi a certeza deixada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que esta segunda-feira (24 de março) esteve presente no auto de consignação da duplicação do troço entre Santa Comba Dão e Viseu.

Na cerimónia que aconteceu em Tondela, Luís Montenegro afirmou que o Governo tem o “compromisso inabalável” com esta via, “que tem uma importância determinante do ponto de vista económico e do ponto de vista social”, mas que está manchada com “páginas sombrias de acidentes e perdas de vidas humanas”.

“As expectativas foram muitas vezes frustradas no que diz respeito ao projeto de modernização, de reconfiguração do IP3, nomeadamente naquele que é o grande objetivo, que hoje é mesmo um compromisso inabalável deste Governo, de o transformar numa via em formato de autoestrada, de uma ponta até à outra”, frisou.

O governante aproveitou ainda para justificar a deslocação a Tondela (que valeu uma queixa na Comissão Nacional de Eleições por parte do Partido Socialista), “por ser mesmo um auto de consignação, por passar mesmo à obra”. “Eu não virei aqui para fazer mais promessas”, afirmou.

Luís Montenegro disse ainda que estas intervenções no IP3 vão dar “mais segurança”, “mais rapidez na mobilidade” e vai tornar “a economia mais competitiva”, potenciando assim a coesão territorial.

Luís Montenegro frisou que, além desta requalificação, o Governo já pediu à Infraestruturas de Portugal para que, até junho, apresente um plano de ação para a criação da autoestrada entre Santa Comba Dão e Souselas (Coimbra) e referiu a ligação do IP3 à A13”.

“Será, no futuro, uma ligação privilegiada desta região, a todo o contexto sul, e em particular ao novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete”, disse.

Na cerimónia, o presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, afirmou que as obras já podem ir para o terreno.

A empreitada, que passa pela duplicação e requalificação do IP3 entre Santa Comba Dão (km 90+200) e Viseu (km 117+722), vai permitir, além de melhorar a via e aumentar a segurança, reduzir o tempo de percurso.

A obra foi adjudicada no ano passado por 103 milhões de euros à construtora espanhola Ferrovial, com um prazo de execução de 870 dias.

Miguel Cruz aproveitou para enumerar as intervenções que vão decorrer, nomeadamente o alargamento da plataforma, em perfil de duas vias; melhoria do traçado (retificação e alargamento); restabelecimento das vias intercetadas; alteração e remodelação dos nós existentes; adequação da rede de drenagem; reforço estrutural e funcional do pavimento rodoviário; obras de contenção, incluindo muros de betão armado e outros; reposição de serviços afetados; melhoria do sistema de sinalização e segurança; e reabilitação, reforço e alargamento de algumas obras de arte, e demolição e construção de outras.

Já a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, destacou a importância da obra que “vai trazer dinâmica económica e dinâmica social”.

A autarca deixou ainda um pedido a Luís Montenegro para que “dê corpo àquilo que está fora de Tondela. A intervenção do IP3 fora de Tondela”.

“Para circularmos em Tondela utilizamos as nossas estradas. O IP3 para nós é muitíssimo importante, mas também fora de Tondela. Os nossos votos é que a obra inicie rapidamente”, concluiu.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar