Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…
O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…
O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
A neve vai cair este fim de semana nas serras da Estrela e do Montemuro, de acordo com o IPMA. Os distritos de Viseu e da Guarda vão estar sob aviso amarelo de queda de neve nos próximos dias. No caso da Guarda (onde está inserida a Serra da Estrela), o aviso vai ser amarelo das 18h00 desta sexta-feira (7 de março) às 21h00 de sábado (dia 8), altura em que o nível passa para laranja.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê queda de neve nos pontos mais altos da Estrela, acima da cota dos 1.000 a 1.200 metros. A acumulação do manto branco pode superar os 25 centímetros. A neve pode provocar estradas condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, e abastecimentos locais prejudicados. O aviso laranja termina às 07h00 de segunda-feira (dia 10).
Além disso, as temperaturas vão agravar no fim de semana, na zona da Torre, que conta esta sexta-feira com 3 graus de máxima e -2º de mínima. Já no sábado, o mercúrio desce para os 0º de máxima e os -4º de mínima. E, no domingo, os termómetros vão oscilar entre os -5º e os -1º de temperatura. Para a próxima segunda-feira, as temperaturas voltam a subir, ficando entre os -4º e os 2º.
Quanto ao distrito de Viseu, onde fica o Montemuro – que já teve a primeira neve do ano em janeiro –, o aviso vai ser amarelo entre as 15h00 de sábado e as 19h00 de domingo, prevendo-se uma acumulação que poderá ser da ordem de 10 centímetros.
Os concelhos do Montemuro – Castro Daire e Cinfães – não vão ter temperaturas negativas, ao contrário da Torre, mas vão baixar gradualmente, sobretudo no sábado, com 10 graus de máxima e 4º de mínima em C. Daire. Já em Cinfães, os termómetros vão variar entre os 5º e os 12º amanhã.
No domingo, Cinfães atinge os 12º de máxima e os 4º de mínima, enquanto Castro Daire irá oscilar entre os 4º e os 11º no mercúrio.