hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Israel-Palestina: Concentração no Rossio em Viseu pede o fim da agressão a Gaza

Israel-Palestina: Concentração no Rossio em Viseu pede o fim da agressão a Gaza

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
30.10.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
30.10.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Israel-Palestina: Concentração no Rossio em Viseu pede o fim da agressão a Gaza

Esta quinta-feira (2 de novembro) está agenda uma concentração no Rossio, em Viseu, que pede o fim da agressão a Gaza e apela à paz no Médio Oriente.

A iniciativa pretende alertar para o conflito entre Israel e o Hamas, que fez já milhares de vítimas. O conflito, que se prolonga há décadas, agravou-se a 7 de outubro quando o grupo levou a cabo um ataque surpresa, por terra, mar e ar, que fez mais de 1.400 mortos e 239 reféns, alguns dos quais foram entretanto libertados.

Em resposta, as forças armadas de Israel têm bombardeado a Faixa de Gaza. As autoridades palestinianas falam em mais de 8.000 pessoas mortas, entre as quais mais de 3.000 crianças. O estado israelita cortou ainda o abastecimento de água, comida, eletricidade e combustível à Faixa de Gaza, onde vivem mais de dois milhões de pessoas. O povo palestiniano está ainda sem comunicações no território, desde o ataque do último sábado que, de acordo com as autoridades de Israel, corresponde a uma “nova fase” desta guerra.

“Pela paz no Médio Oriente. Pelos Direitos do povo palestino” é o mote da concentração que espera reunir a comunidade viseense e pedir “Paz no Médio Oriente”.

A iniciativa é da CGTP, CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação e do Movimentos Pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente.

Entretanto, a plataforma viseense Já Marchavas também veio condenar “todos os crimes de guerra cometidos no contexto do conflito israelo-palestiniano, quer por parte do Hamas, quer do Estado de Israel”.

“Consideramos que a catástrofe humanitária que se está a abater sobre a população da Faixa de Gaza, com 7.000 mortos, a maioria civis, incluindo cerca de 3.000 crianças, e privada de acesso a comida, água potável, medicamentos e combustível para os geradores dos hospitais, nos convoca a agir em defesa dos direitos humanos”, refere o manifesto.

A plataforma divulga ainda os “abaixo-assinados movidos pela defesa intransigente da Paz e do Direito Internacional, juntam a sua voz à de António Guterres, secretário-geral da ONU que apela a um cessar-fogo humanitário”.

Os documentos, já assinados por várias coletividades e cidadãos, pede “O cessar-fogo incondicional na região; O acesso à ajuda humanitária, com a abertura de canais humanitários; A cessação e a condenação de todos os crimes de guerra cometidos, de ambas as partes; A entrada a representantes das Nações Unidas que procurem ter acesso ao território, cujos vistos estão a ser recusados, tendo em conta que já foram mortos 75 funcionários da ONU; e o cumprimento da lei internacional e respeito pelos acordos assumidos junto das Nações Unidas”.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar