No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…
Com 91 anos, o Sr. Manuel Cardoso tem memória fina, mão firme…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O viaduto que liga o Coval ao Santuário do Cabeço do Senhor do Mundo e à povoação do Freixo, em Mortágua, está oficialmente aberto à circulação automóvel. A abertura aconteceu esta manhã de terça-feira, 27 de maio.
No ato simbólico marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e o vice-presidente Luís Filipe Rodrigues. A autarquia, nas redes sociais, fala de um “ato simbólico com enorme impacto no progresso de Mortágua e na vida das pessoas”, em questões de “mobilidade, segurança e comodidade”.
Para a Câmara de Mortágua trata-se de um “dia histórico para o concelho, com a concretização de uma reivindicação e obra ansiada há décadas pelo Município e pelos Mortaguenses”.
O objetivo do Município era que a abertura acontecesse antes da “tradicional romaria/festividade” do Cabeço do Senhor do Mundo, a 29 de maio (quinta-feira), dia que assinala o Feriado Municipal, “e movimenta normalmente muitas centenas de pessoas”.
De acordo com a autarquia, a empreitada integra o programa de obras de modernização da Linha da Beira Alta, das Infraestruturas de Portugal, “resultando daí a supressão da passagem de nível e a criação desta nova acessibilidade”.
A Câmara reforça ainda que “o viaduto é apenas uma das obras do conjunto de intervenções executadas na área do concelho de Mortágua, destacando-se ainda a remodelação do layout da Estação de Mortágua”, que permite o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, remodelação de apeadeiros, reforço/reabilitação de pontes, túneis, (…)”.
As obras de construção civil de modernização da Linha da Beira Alta estão concluídas, “estando agora a decorrer o processo de certificação, prevendo-se nos próximos meses a retoma da circulação dos comboios entre Coimbra e Guarda”, diz a autarquia.
O viaduto do Coval, em Mortágua, abriu esta terça-feira à circulação automóvel num dia “histórico para o concelho”.