No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os Jardins Efémeros contam regressar a Viseu já este sábado (3 de julho) para a sua nona edição e a organização garante que o evento vai decorrer com toda a segurança, mesmo com o recente aumento de casos de Covid-19 na região e as medidas tomadas pela Câmara.
A autarquia de Viseu decidiu adiar todas as atividades e eventos culturais que não disponham de controlo de acessos, incluindo os que estão previstos no âmbito do Verão na Cidade Jardim, bem como suprimir a realização de outras atividades “sempre que se verifique sobreposição com outras iniciativas que possam contribuir para o aumento do fluxo de pessoas”.
Em resposta, a organizadora dos Jardins Efémeros, Sandra Oliveira, diz que não recebeu nenhuma orientação da Câmara para suspender as atividades.
“Não recebemos nenhuma indicação da autarquia, até porque os planos têm de ser aprovados pela Direção-Geral da Saúde e a Câmara não pode ir contra a DGS. Portanto, as autoridades de saúde fizeram vários aconselhamentos e nós estamos a cumprir mais do que o exigido. Não tenho qualquer indicação e estamos todos a trabalhar para que Viseu seja uma cidade segura”, explica em declarações ao Jornal do Centro.
Para garantir a segurança durante os nove dias de Jardins Efémeros, vai estar disponível uma carrinha para testar todas as pessoas que chegam ao evento.
Sandra Oliveira garante que as medidas de segurança estão a ser tomadas além daquelas indicadas pela Direção-Geral da Saúde.
“Estamos a cumprir mais do que aquilo que nos pediram e, inclusive, vamos ter um médico 24/7 durante todo o período dos Jardins Efémeros e uma carrinha diária para testar toda a equipa e todos os artistas”, assegura.
A organizadora acrescenta que todos os artistas internacionais que vêm para o evento já têm certificado digital, que entra em vigor esta quinta-feira (1 de julho), mas vão fazer na mesma os testes PCR.
“Todos os dias, vamos ter uma carrinha que vai testar a equipa de 48 a 48 horas e o Parque Aquilino Ribeiro também vai estar isolado para ter melhor segurança”, remata.
O Parque Aquilino Ribeiro vai ser o palco principal da edição deste ano dos Jardins Efémeros, que decorrerão de 3 a 11 de julho, tendo como mote “A Palavra e as Linguagens”.