Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
Milhares de pessoas marcaram presença no recinto da Feira de São Mateus, em Viseu, para assistir à cerimónia de envio dos jovens e famílias de acolhimento que esta segunda-feira (31 de julho) partem para Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude.
A celebração, que se realizou na tarde deste domingo, foi presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, que pediu aos peregrinos para que levem “esperança e caridade” para a JMJ. “Que todos nós edifiquemos mutuamente em Cristo Jesus”, disse.
D. António Luciano desejou boa viagem a todos os presentes e para que nesta caminhada “sintam a presença da bondade divina”. “Que Deus lhes dê uma boa viagem. Sintam a presença da bondade divina, sejam afáveis, amigos e deem especial atenção a quem encontrarem com necessidade”, salientou.
O bispo de Viseu deixou ainda uma palavra para os quase dois mil jovens vindos de Espanha, França e Canadá, que nos últimos dias estiveram JMJ: Centenas de jovens já estão em Viseu ‘movidos pela fé e pelo amor a Deus’ nas paróquias da diocese.
“O bispo de Viseu acolhe-vos com muita alegria, amizade e esperança. Assim como os animadores, as famílias, as autoridades, a Câmara de Viseu e todos os presidentes das juntas de freguesia”, destacou.
A cerimónia contou ainda com vários momentos de cânticos, onde não faltaram os hinos dos países presentes na região e de uma pequena procissão composta, além do bispo de Viseu, por sacerdotes da diocese e os bispos e sacerdotes que acompanham os vários grupos vindos de Espanha, França e Canadá.
A celebração de envio, além de ser o momento de despedida para JMJ, assinala o fim do “Dias nas Dioceses”, iniciativa que permitiu aos jovens vindos de todo o mundo ficarem alojados em várias regiões do país. Durante os “Dias nas Dioceses”, os participantes tiveram várias experiências culturais, desportivas, de missão ou religiosas, nas paróquias onde estão instalados.
A celebração de envio termina com um jantar para os jovens que são acolhidos em Viseu, os que partem da JMJ: Os jovens da Diocese de Viseu que são voluntários, peregrinos e donos de uma fé que não se explica, as famílias de acolhimento, voluntários e todas as entidades envolvidas.
A partida para Lisboa acontece na segunda-feira, dia que antecede o arranque da Jornada Mundial da Juventude, que decorre de 1 a 6 de agosto.