No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As nadadoras viseenses Joana Cardeal e Beatriz Cardeal voltaram a destacar-se no panorama desportivo universitário, ao sagrarem-se novamente campeãs nacionais pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), num campeonato onde Joana Cardeal estabeleceu ainda um novo recorde nacional absoluto universitário.
O Campeonato Nacional Universitário de Piscina Curta decorreu no sábado, 18 de novembro de 2025, no Complexo de Piscinas de Leiria, numa organização da FADU. O IPV esteve representado por quatro atletas: Joana Cardeal, Beatriz Cardeal, Mafalda Rosa e Luís Ribeiro.
Joana Cardeal voltou a impor-se na prova de 400 metros livres, onde conquistou o título nacional universitário com a marca de 4:14,53, um tempo que passa a constituir o novo recorde nacional universitário. No segundo lugar ficou a sua colega Mafalda Rosa, com 4:23,64. Joana arrecadou ainda a medalha de prata nos 100 metros livres, com recorde pessoal de 57,28, enquanto Mafalda Rosa terminou esta distância em sexto lugar.
Também Beatriz Cardeal subiu ao lugar mais alto do pódio, ao vencer os 100 metros mariposa, com o tempo de 1:03,35. Na prova de 200 metros estilos, garantiu a medalha de prata com o registo de 2:22,55.
Luís Ribeiro competiu nos 50 metros livres e nos 50 metros mariposa, enquanto Mafalda Rosa participou também nas provas de 100 e 400 metros livres.
No total, o IPV arrecadou dois títulos de campeão nacional universitário e três de vice-campeão, terminando a competição como a quinta instituição mais medalhada da prova.