No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
João Leal é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu. O até então adjunto de comando assume a liderança do corpo ativo e sucede a Rui Leitão, que anunciou a saída da corporação no final do ano passado.
João Leal chegou aos Voluntários de Viseu há 11 anos, em 2012, e desde maio de 2021 era adjunto de comando. Agora assume o posto de comandante após um convite que recebeu com surpresa. “Recebi o convite com surpresa, não imaginei que estivesse na equação para um cargo destes, em tão tenra idade”, disse ao Jornal do Centro o bombeiro de 30 anos que passa a ser o mais novo a assumir o papel de comandante.
“Assumir o comando dos Bombeiros Voluntários de Viseu é uma honra e ao mesmo tempo um desafio gigantesco, é uma casa com 136 anos de história e eu serei o comandante mais novo que alguma vez assumiu este papel”, destacou.
Continuar a “garantir um socorro permanente e de qualidade aos viseenses” é o grande desafio de João Leal que, garante, tem o trabalho “facilitado” graças ao desempenho do anterior comandante, Rui Leitão.
“Os desafios são enormes e conhecidos de todos. Trabalhamos diariamente para garantir um socorro permanente e de qualidade aos viseenses e esse é o verdadeiro desafio. O comandante cessante deixou um trabalho muito bem feito e a fasquia muito elevada e cumpre me agora mantê-la”, garantiu.
Quanto ao corpo de bombeiros que agora irá comandar, João Leal destacou a dedicação e altruísmo de todos. “Espero que continuem a ser como têm sido, dedicados e altruístas. Eles são a verdadeira razão da existência deste corpo de bombeiros e é também a eles que devo todo o meu percurso”, lembrou.
João Leal chegou há mais de 10 anos aos Voluntários de Viseu, onde garante ser “feliz”, mas faz questão de recordar o sítio onde tudo começou, anos antes, nos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico, nos Açores.
“Sou muito feliz na corporação onde estou, mas iniciei a minha carreira em 2010 nos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico, nos Açores, os quais trago para a vida no coração”, recordou.