Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Jornal da Beira, órgão de comunicação da Diocese de Viseu, assinala este sábado, 10 de janeiro, o seu 105.º aniversário com um concerto na Igreja dos Terceiros, em Viseu. A iniciativa está marcada para as 21h00 e será protagonizada pelo Coro Juvenil do Carmo, de Beja.
De acordo com o comunicado enviado às redações, do reportório apresentado fará parte “uma peça especial, cuja letra é da autoria do Padre João Paulo Quelhas, composta por Ricardo Luís Campos”.
As comemorações incluem ainda a exposição de capas históricas do semanário regional em mupis localizados no centro da cidade de Viseu, numa iniciativa realizada “em parceria com a autarquia local”.
O diretor do Jornal da Beira, Cónego Jorge Seixas, sublinha a importância do percurso do jornal, referindo tratar-se de um órgão de comunicação “que se mantém fiel à Igreja, às gentes beirãs e a Deus”. O responsável recorda ainda que, “sem nunca ser interrompida a sua edição, o Jornal da Beira foi sempre o arauto da voz do Bispo e do Magistério da Igreja”. Acrescenta que “todas as semanas eram endossadas palavras de confiança, de alerta e de esperança do Prelado ao tempo, como também não faltaram a divulgação do Magistério da Igreja, mormente no tempo do Concílio Vaticano II”.
Também o Bispo de Viseu, D. António Luciano, deixa uma mensagem de felicitação, dirigida a todos os que contribuíram para a história do jornal. “Agradeço, em especial à direção da Fundação Jornal da Beira, com sincero reconhecimento a todos os que ao longo destes 105 anos contribuíram para esta causa: bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, jornalistas, funcionários, colaboradores e leitores. Esta é a hora de cada um, com o seu empenho e dedicação, ajudar a construir as páginas que informam, evangelizam, educam e constroem a comunhão entre todos”, afirma.
O prelado refere ainda as dificuldades enfrentadas pelos meios de comunicação social, em particular pela imprensa regional, e apela a que “nos novos caminhos de comunicação que vão surgindo, se continue a cultivar uma escrita isenta e clara, tendo sempre em conta o maior bem e o respeito pela dignidade da pessoa humana e das instituições que servem o bem comum”.
O Jornal da Beira foi fundado a 9 de janeiro de 1921. É propriedade da Diocese de Viseu e integra a Fundação Jornal da Beira, entidade que detém também uma livraria cristã e a produção de hóstias.