5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » José Pedro Pinto lança novo álbum gravado em órgão de tubos do século XVIII no Museu Nacional Grão Vasco

José Pedro Pinto lança novo álbum gravado em órgão de tubos do século XVIII no Museu Nacional Grão Vasco

O projeto reúne música original para órgão de tubos, acordeão, duas flautas, guitarra clássica e voz

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
23.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
23.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 José Pedro Pinto lança novo álbum gravado em órgão de tubos do século XVIII no Museu Nacional Grão Vasco

O compositor viseense José Pedro Pinto lançou o álbum “CARMO”, gravado no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, onde se encontra instalado um histórico órgão de tubos do século XVIII.

O projeto reúne música original para órgão de tubos, acordeão, duas flautas, guitarra clássica e voz, com composições da autoria de José Pedro Pinto, que interpreta também o órgão e a guitarra. O ensemble integra ainda Sónia Sobral (acordeão), Inês Correia e Joana Matos (flautas) e Teresa Queirós (voz). O álbum está já disponível em todas as plataformas de streaming.

“CARMO” é o terceiro trabalho do músico viseense dedicado ao órgão de tubos, depois de “Misericórdia” (2021) e “Liturgia” (2023). O projeto distingue-se pela combinação entre a música e a leitura de textos históricos (desde códigos e tratados até atas e discursos) que atravessam quatro séculos e três continentes, dando voz a temas de ressonância universal. A interpretação destes textos ficou a cargo da atriz e cantora Teresa Queirós.

O álbum foi gravado ao vivo em dois concertos, a 30 de março e 6 de abril, que assinalaram também a estreia em Viseu do Órgão Fontanes, classificado como Tesouro Nacional. Datado de 1780-1790 e construído pelo organeiro Joaquim António Peres Fontanes, o instrumento encontrava-se no Museu Nacional da Música e foi recentemente instalado no Museu Nacional Grão Vasco.

Além do lançamento do álbum, José Pedro Pinto apresentou também dois videoclips gravados no Museu Nacional Grão Vasco, já disponíveis no YouTube.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar