universidade católica jornal do centro
btl 202500363
missa sé diocese bispo padres
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Sátão » Jovem de Sátão nos quadros de honra de Harvard

Jovem de Sátão nos quadros de honra de Harvard

Daniel Quental é o primeiro português distinguido como Baker Scholar na Harvard Business School

 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
11.07.25
fotografia: Daniel Quental
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
11.07.25
Fotografia: Daniel Quental
pub
 Jovem de Sátão nos quadros de honra de Harvard

Daniel Quental tem 28 anos, é natural da vila de Sátão, em Viseu, e é´o primeiro português distinguido com o título de Baker Scholar na Harvard Business School (HBS), nos Estados Unidos. A distinção é atribuída aos alunos com melhor desempenho académico do MBA (Master of Business Administration), o que corresponde a cerca de 5% dos melhores estudantes de cada turma.

“Se eu consegui, então qualquer um consegue”, afirma Daniel em entrevista ao Expresso. O percurso que o levou até Harvard começou aos 18 anos, quando saiu da vila onde cresceu para estudar Gestão em Lisboa. 

Foi o primeiro da família a frequentar o ensino superior, num caminho que diz ter sido marcado pela memória do avô, já falecido, que acreditava que a educação era o caminho para o sucesso familiar.

“Quando cheguei a Lisboa, percebi que a melhor forma de pagar esta oportunidade era com esforço e com resultados. Porque sabia que um dia queria ser o que o meu avô foi para mim e para outras pessoas”, referiu ao Expresso. 

Foi dessa motivação que surgiu a candidatura ao MBA em Harvard, impulsionada, segundo o próprio, pelo desejo de retribuir e deixar uma marca.

Daniel Quental reconhece que o acesso a instituições como a HBS representa um grande desafio, não apenas académico, mas também financeiro. “Quando entrei em Harvard, tive dois ou três dias de euforia e um ou dois para pensar ‘e agora?’”, recorda. 

O custo anual de frequentar o MBA pode variar entre 126 mil e 178 mil dólares (entre cerca de 116 mil e 164 mil euros), dependendo da situação pessoal e familiar dos alunos.

Apesar dos valores elevados, o jovem explica que a instituição tem mecanismos de apoio financeiro. “Eu acho que a dificuldade de vir para Harvard deveria ser entrar, e não tudo o resto”, afirma. Recebeu uma bolsa de estudo que cobriu grande parte das despesas. “Admito ter gasto menos do que o estimado por Harvard”, acrescenta.

De acordo com o Harvard Club of Portugal, 526 pessoas com ligação a Portugal já passaram por alguma das escolas de Harvard, mas apenas 68 frequentaram o programa de MBA da HBS. Em 2024, entraram apenas dois alunos portugueses. Daniel foi o único distinguido como Baker Scholar.

Com o MBA agora concluído, Daniel Quental prepara-se para iniciar a carreira profissional no Boston Consulting Group, em Nova Iorque. Considera esta nova etapa “desafiante”, conforme partilhou com o Expresso.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar