hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Jovens da Diocese de Viseu na última etapa antes de serem padres

Jovens da Diocese de Viseu na última etapa antes de serem padres

Diocese de Viseu ordenou como diáconos os jovens Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, que estão agora na derradeira fase de vocação antes de se tornarem padres

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.10.24
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.10.24
Fotografia: Diocese de Viseu
pub
 Jovens da Diocese de Viseu na última etapa antes de serem padres

A Diocese de Viseu ordenou este domingo (20 de outubro) como diáconos os jovens Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, que eram até agora acólitos e estão agora na derradeira fase de vocação antes de se tornarem padres. A cerimónia decorreu na tarde de ontem, na Sé Catedral e na mesma data do Dia Mundial das Missões.

O ministério foi dado pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, que presidiu à missa. “É com grande sentimento de gratidão, em caminho sinodal, na comunhão, na participação e na missão que a Igreja Diocesana de Viseu rejubila e vive com alegria o dom da ordenação diaconal do Alexandre e do Eduardo”, disse o prelado na eucaristia.

Alexandre Ribeiro (natural de Destriz, concelho de Oliveira de Frades) e Eduardo Abrantes (natural de Cunha Baixa, em Mangualde) realizaram os estágios pastorais na região, servindo como acólitos. A cerimónia foi mais um passo no percurso dos dois rumos ao sacerdócio, ordenação essa que está prevista para o próximo ano.

O bispo D. António Luciano referiu que esta é a primeira ordenação na Diocese de Viseu em sete anos. “O sonho tornou-se realidade”, enalteceu.

Na cerimónia, os jovens receberam a graça sacramental, que lhes dá a “força necessária” para “servirem o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade, em comunhão com o bispo e o seu presbitério”, explica a Diocese de Viseu.

“Sejam dóceis e fiéis à vocação diaconal, identificai a vossa vida com Cristo, neste percurso que hoje (ontem) inicia e irá culminar no dia da ordenação sacerdotal”, pediu D. António Luciano aos jovens diáconos. O bispo disse aos futuros padres que é preciso acolher todos “os irmãos e irmãs à imagem do Bom Samaritano, sendo missionários da esperança”.

Entre as missões dos novos diáconos, estão o anúncio do Evangelho, rezar a Liturgia das Horas (a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica), servir o altar e promover a evangelização e a figura de Jesus Cristo junto dos fiéis, nomeadamente crianças e jovens.

O bispo de Viseu agradeceu os familiares, párocos, formadores do Seminário Interdiocesano de São José e docentes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa pelo contributo no percurso dos dois jovens, que falaram de “um dia muito feliz”. Admitem que têm agora o “peso” de exercer o melhor possível o ministério de diácono ao serviço da Diocese de Viseu.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar