No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Lamego viu aprovada a candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte da obra de construção de um novo túnel sob o escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. O investimento está previsto em cerca de 1,4 milhões de euros.
A nova via terá duas faixas de rodagem, uma em cada sentido, e vai permitir uma ligação mais rápida à A24 e ao nó da Praça Dr. Fernando Amaral, ligando a zona da Meia Laranja com o cruzamento da Estrada Nacional 2. Segundo recorda a autarquia, que já tinha anunciado este projeto, o objetivo passa por permitir a redução do tráfego automóvel no centro da cidade e construir uma nova via estruturante de entrada e saída de Lamego.
Segundo a autarquia, as obras devem começar no segundo trimestre deste ano e têm a duração prevista de 12 meses.
O presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, realça que esta nova obra vai fazer com que a cidade deixe de enfrentar “diversos desafios ao nível da mobilidade automóvel, uma vez que a sua evolução urbana e a morfologia do seu território apresentam problemas de articulação viária entre o núcleo central e as restantes zonas, motivo que leva a que um grande número de automobilistas atravesse diariamente o centro da cidade”.
No âmbito desta intervenção, o projeto de arquitetura vai contemplar os espaços exteriores adjacentes ao Santuário dos Remédios, classificado como imóvel de interesse público, proporcionando-lhes um tratamento adequado de valorização e enquadramento paisagístico.