A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Torre dos Figos, em Lamego, recebe na próxima segunda-feira (23 de setembro) a conferência “Construção da Paisagem como Identidade Conectiva”, que decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
A iniciativa vai ter como oradores o arquiteto Belém Lima e o geógrafo Álvaro Domingues e tem entrada gratuita a partir das 17h00, hora em que começa a conferência.
A conferência promete suscitar “uma reflexão profunda sobre a relação entre a paisagem e a identidade cultural, explorando a forma como os espaços construídos e naturais se entrelaçam para formar uma conexão coletiva e histórica com o território”, refere a autarquia de Lamego em comunicado.
Na conferência, Belém Lima vai trazer a sua vasta experiência na criação de espaços arquitetónicos que “dialogam com a natureza” e irá proporcionar “uma visão sobre o papel da arquitetura na definição de paisagens que moldam a identidade de comunidades e regiões”, explica a Câmara.
Já Álvaro Domingues, reconhecido pelo trabalho no estudo da geografia e transformação do território, vai abordar o tema da conferência numa “perspetiva interdisciplinar” e investigar como a paisagem atua como “um elemento dinâmico de ligação entre o ambiente natural e a cultura”.
As Jornadas Europeias do Património acontecem este fim de semana e são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que envolve vários países no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património.
“Rotas, Redes e Conexões” foi o tema escolhido para a edição deste ano das Jornadas Europeias do Património.