Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
The Gift, Maninho, Cuca Roseta, João Pedro Pais, Zé Amaro, Quinta do Bill, FF e Toy são os cabeças de cartaz das Festas de Nossa Senhora dos Remédios, que regressam a Lamego entre 21 de agosto e 9 de setembro.
A Câmara de Lamego, que promove as tradicionais festividades que marcam todos os anos a agenda do concelho, promete um “vasto e eclético programa de atividades religiosas, desportivas e culturais de homenagem a Nossa Senhora dos Remédios que promete atrair muitos milhares de romeiros”.
Os concertos também incluem atuações que juntam artistas nacionais e bandas filarmónicas de Lamego.
A agenda de concertos começa a 21 de agosto, com Quinta do Bill e a Sociedade Filarmónica de Lalim. Seguem-se Cuca Roseta a 25 de agosto, João Pedro Pais a 26 de agosto, Maninho a 27 de agosto, The Gift a 28 de agosto e FF e Banda Marcial de Cambres a 31 de agosto.
Em setembro, atuam Toy e Banda Filarmónica de Magueija no dia 1, Zé Amaro no dia 4 e Paulo Paradela no dia 7. Também vai realizar-se no dia 3 a Festa da Rádio Douro Nacional.
As Festas dos Remédios também vão ter na programação os grupos Arkádia (2 de setembro), Uskadkasa (5 de setembro) e Sangre Ibérico (9 de setembro), o Para Sempre Marco – projeto musical de homenagem a Marco Paulo – (24 de agosto), Filipe Sequeira e a XXXIII Concentração Motard (29 de agosto), o FOLK Romaria – Festival Nacional de Folclore e o concerto Mater Dei da Banda Filarmónica de Magueija (23 de agosto).
Também vai haver em Lamego um arraial popular com o grupo MK Music (7 de setembro), além de música eletrónica com o Ai Remédios no Centro Multiusos em vários dias das festividades. Todos os concertos são gratuitos.
Além das atuações, as Festas dos Remédios também vão fazer jus ao seu carácter tradicional com a Grandiosa Procissão de Triunfo, o momento mais alto da celebração, a realizar-se a 8 de setembro. Nesta romaria que começa na Igreja das Chagas e termina na de Santa Cruz, os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição, e as ruas ficam ornamentadas.
A Procissão de Triunfo é antecedida pela Batalha das Flores e pela Grande Noite da Romaria de Portugal no dia 7 de setembro e pela procissão da imagem de Nossa Senhora dos Remédios do seu Santuário para a Igreja das Chagas e pela Grandiosa Marcha Luminosa no dia 6.
As Festas dos Remédios encerram às zero horas de 9 de setembro com fogo de artifício.