5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Legislativas/Viseu: cabeça de lista do CDS aponta falta de apoio da Distrital

Legislativas/Viseu: cabeça de lista do CDS aponta falta de apoio da Distrital

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.01.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.01.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Legislativas/Viseu: cabeça de lista do CDS aponta falta de apoio da Distrital

O cabeça de lista do CDS por Viseu, Manuel Marques, deixou duras críticas à estrutura do partido após serem conhecidos os resultados das legislativas no distrito esta noite de domingo (30 de janeiro).

O partido centrista ficou em sexto lugar nas votações do distrito nestas eleições, com 2,05 por cento dos votos. Em comparação com as últimas legislativas de 2019, o CDS perdeu 6.674 votos na região.

Em declarações ao Jornal do Centro, Manuel Marques fala, no entanto, de uma “grande vitória no distrito em contraciclo” com os resultados do CDS no país e realça o desempenho eleitoral conseguido no concelho de Nelas, onde foi vereador eleito pelo CDS.

“Tivemos cerca de 2,1 por cento, o que não é muito mal, mas também realço o resultado no concelho de Nelas, que é de 4,77 por cento, o que é muito bom e não é muito diferente do resultado global de há dois anos no distrito. Obviamente que esperava melhor, mas observamos que o mapa português é todo cor-de-rosa, paciência…”, afirma.

Quanto ao resultado eleitoral no distrito de Viseu, Manuel Marques justifica o desempenho negativo do partido com a falta de apoio que considerou ter havido por parte das estruturas e acusa o presidente da distrital e “outras figuras ilustres” dos centristas de não terem estado ao lado da candidatura que encabeçou durante a campanha.

“Eu e o presidente da distrital de Viseu, José Pinto, tínhamos marcado uma visita à feira de Lamego e o senhor não quis, não apareceu. Há, claramente, uma desatenção total da distrital do meu partido”, diz.

Manuel Marques vai mais longe e considera que as pessoas militam no CDS “para resolverem os seus problemas pessoais”. “O problema das pessoas do CDS no distrito é que só olham para o umbigo deles e nada mais”, lamenta.

“Depois de o problema estar resolvido, esquecem do partido e foi exatamente o que aconteceu em Lamego com o presidente da distrital, que eu lamento e que acho que se devia ter demitido e ter provocado eleições com a saída do Francisco Mendes da Silva e não o fez. Esta gente quer saber do partido para se autopromover. A partir daí, acabou”, acrescenta referindo-se à crise que se instalou no CDS Viseu após as legislativas de 2019, em que o partido perdeu o único lugar de deputado pela região no Parlamento.

Manuel Marques entende que a estrutura política merece “fortemente de um abanão”. Caso contrário, adverte, “extingue-se o partido e que se acabem com estes senhores que andaram toda a vida ao serviço do partido”.

“Onde anda o Luís Caetano? Onde anda o Hélder Amaral, que fez mandatos na Assembleia da República à custa do CDS? Onde é que eles andaram? Eu vi pessoas do PSD que afrontaram Rui Rio e foram ao lado dele fazer campanha”, conclui.

O PS ganhou as eleições no distrito de Viseu com 41,55 por cento e elegeu quatro deputados. O PSD também elegeu o mesmo número de representantes na Assembleia da República, mas teve 36,81 por cento dos votos.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar