A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
O concelho de São Pedro do Sul vai receber este fim de semana (2 a 4 de maio) as primeiras Jornadas do Ambiente organizadas pela Associação Fragas Aveloso. A iniciativa consiste basicamente na realização de um “bioblitz”, uma iniciativa científica que pretende juntar especialistas, estudantes e cidadãos para um levantamento intensivo e colaborativo da biodiversidade local, registando juntos o maior número de espécies.
O evento vai ter lugar nos rios Trouce e Sul e na Ribeira da Vagem, na aldeia de Aveloso, onde serão feitas saídas de campo orientadas por investigadores de referência nacional nas áreas da botânica, entomologia, herpetologia, ictiologia e ornitologia. Esta vai ser a primeira iniciativa do género na região de Lafões.
“Através desta ação, será possível promover uma maior consciência ambiental, sobretudo entre os mais jovens e envolvendo a comunidade”, realça em comunicado a Câmara de São Pedro do Sul, que apoia a iniciativa.
O levantamento vai ser feito na ribeira de Vagem, das 14h00 às 18h00 de sábado (dia 3), e no rio Trouce, das 09h00 às 13h00 de domingo (dia 4). Ainda na agenda está um levantamento de insetos a partir das 21h30 de sexta-feira (dia 2) no Lenteiro do Rio, com recurso a um chamariz luminoso que permite observar espécies que estão ativas ao crepúsculo e à noite.
Com a organização do I Festival do Ambiente, a Associação Fragas Aveloso reforça o seu compromisso com a promoção da literacia ecológica e científica junto das populações das aldeias, articulando natureza, ciência, cultura e preservação dos costumes locais.
“Trabalhamos para que a ciência e a cultura cheguem às aldeias, com respeito pelos seus ritmos, memórias e saberes. O Bioblitz é um exemplo de como a participação ativa pode fortalecer os laços entre natureza e comunidade”, refere Paula Chainho, dirigente da Fragas Aveloso.
Já o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, lembra que o concelho “tem no seu património natural um dos maiores ativos de desenvolvimento”. “A água é o elemento identitário de São Pedro do Sul e, com estas jornadas, afirmamos toda a biodiversidade do concelho e empenho na conservação ambiental e com o futuro das próximas gerações”, acrescenta o autarca.
As inscrições estão abertas online.