Neve Serra da Estrela
angz430sjjkswo44so
060423164451444e9fbfaf9dc416ff48176971aa7eaa154c5f56
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25

Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…

15.04.25

O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…

14.04.25
bernardo pessanha chega
Francisco Lopes, presidente Câmara Lamego
cristiano costa cds são pedro do sul
Home » Notícias » Diário » Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos

Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos

Dados apontam para um crescimento de 6 por cento no primeiro semestre deste ano comparativamente ao mesmo período de 2024

pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos - Jornal do Centro
05.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos - Jornal do Centro
05.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos - Jornal do Centro

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu quase 359 mil chamadas desde que foi criada em 2020, segundo dados oficiais, que apontam um crescimento de 6 por cento no primeiro semestre deste ano comparativamente ao mesmo período de 2024.

O serviço começou a funcionar a 1 de abril de 2020, um mês depois do início da pandemia de Covid-19 em Portugal, para dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e dos profissionais de saúde.

Analisando o número de atendimentos na Linha de Atendimento Psicológico (LAP) por ano, 2024 foi o ano que registou o maior número de chamadas, totalizando 76.000 chamadas, seguido de 2023, com 70.700, de 2021, com 70.000, 2022 com 64.800, e 2020, com 57.700 chamadas, de acordo com dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) avançados à agência Lusa.

Em abril de 2022, a LAP passou também a estar disponível em inglês, tendo atendido, desde então, mais de 8.400 chamadas.

Este ano, até 30 de março, o serviço em inglês já atendeu mais de 1.700 chamadas, o que representa um aumento de 327% em relação ao período homólogo de 2024.

Segundo os SPMS, grande parte das chamadas para a LAP estão relacionadas com sintomatologia associada à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia e à gestão e adaptação em situação de crise.

Nas situações em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

Os dados referem que, desde 15 de março de 2021, ocorreram mais de 450 situações.

Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Para aceder à Linha de Atendimento Psicológico basta ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).

pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar