5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Luís Machado é o novo presidente da CIM Douro

Luís Machado é o novo presidente da CIM Douro

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.04.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.04.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Luís Machado é o novo presidente da CIM Douro

O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, vai liderar a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), depois de Carlos Santiago ter assumido o cargo de deputado na Assembleia da República.

A CIM divulgou, em comunicado, que na reunião realizada esta terça-feira (16 de abril) foram também eleitos como vice-presidentes João Gonçalves, presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, e João Paulo Fonseca, presidente do município de Armamar.

Esta nova eleição acontece depois das saídas de Carlos Silva Santiago (Sernancelhe) e Nuno Gonçalves (Torre de Moncorvo) terem assumido os cargos de deputados, eleitos pela coligação Aliança Democrática (PSD-CDS-PPM), na sequência das eleições legislativas de 10 de março.

Luís Machado, que já era vice-presidente da CIM Douro, cumpre o terceiro e último mandato à frente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.

Além do conselho intermunicipal da CIM, que será liderado pela nova presidência durante o atual ciclo autárquico, são órgãos da comunidade intermunicipal a assembleia intermunicipal, o secretariado executivo intermunicipal e o conselho estratégico para o desenvolvimento intermunicipal.

A nova presidência assume, ainda, o organismo que tem como áreas de atuação o planeamento e a gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território da NUTS III Douro, a articulação dos investimentos municipais de interesse Intermunicipal, a participação na gestão de programas de apoio e o planeamento das atuações de entidades públicas, de caráter supramunicipal.

Na reunião de hoje, que decorreu em Armamar, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, apresentou o plano de ação regional Ciclo Urbano da água e Recursos Hídricos e ainda o Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030).

A CIM Douro agrega 19 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, nomeadamente: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar