No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O líder do PSD, Luís Montenegro, escolheu Viseu para o início da iniciativa “Sentir Portugal”, que o vai a todo o país ao longo dos próximos meses. O roteiro, que decorre até domingo, arrancou num bastião social-democrata, conhecido também como o Cavaquistão, com o objetivo de “sentir o pulsar do dia a dia dos viseenses”.
Ao pequeno-almoço, e em declarações aos jornalistas, o presidente do Partido Social Democrata disse que “houve vários aspetos” que levaram a direção do PSD a iniciar em Viseu “este programa que vai percorrer o país inteiro”.
“Estamos no centro do país, num distrito que é muito multifacetado, é uma oportunidade de podermos vivenciar várias experiências dentro do mesmo distrito. É um distrito onde temos historicamente uma adesão eleitoral muito significativa, mas onde perdemos as últimas legislativas, onde já tivemos mais implementação do ponto de vista municipal eleitoral do que temos hoje”, assumiu, acrescentando que esta será também “uma oportunidade de começar o trabalho de abordagem às próximas eleições autárquicas de 2025”, que serão coordenadas por Pedro Alves, presidente da distrital social-democrata.
Luís Montenegro tinha prometido no último congresso do PSD “passar uma semana por mês em cada distrito do país”, em “ações de proximidade e de recuperação da relação com o eleitorado”, numa jornada de trabalho.
“O programa `Sentir Portugal´, neste caso `Sentir Portugal´ em Viseu, o objetivo é de forma próxima e de tão mais informal quanto possível puder dialogar com pessoas, instituições, entidades, municípios e sobretudo com cidadãos anónimos que possam cruzar-se connosco na viagem que vamos realizar”, disse.
“Tentaremos, e o programa está assim realizado, ir a todos os 24 concelhos deste distrito, que tem o maior número de concelhos [no país], e, portanto, é desse ponto de vista mais desafiante fazê-lo numa semana, mas creio que vamos conseguir cumprir esse nosso intento”, garantiu.
Até domingo o líder dos sociais-democratas passará por toda a região onde abordará vários temas locais e nacionais. A água, as acessibilidades e mobilidade, as atividades económicas como a agricultura, a vitivinicultura ou o turismo, a captação de investimento, a saúde e a educação são algumas das matérias a explorar.
“O programa permite-nos abordar vários temas importantes do ponto de vista nacional e distrital e regional”, salientou.
A questão da demografia também será abordada. No distrito, apenas Viseu e Sernancelhe, não perderam população, segundo os últimos Censos.