No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Mais de 100 alunos dos quarto e quinto anos de Medicina Dentária da Universidade Católica de Viseu vão ser vacinados esta quinta-feira (29 de abril) contra a Covid-19. Todos estes estudantes estão a fazer estágio clínico, pelo que ganharam prioridade na toma da vacina.
A campanha vai decorrer no centro de vacinação local de Viseu, no Pavilhão Multiusos. Em declarações ao Jornal do Centro, a diretora da Faculdade de Medicina Dentária, Marlene Barros, lembra que os alunos “têm uma atividade clínica intensa” nos penúltimo e último anos do curso.
Ao todo, 103 alunos estão convocados para tomarem a vacina. “No âmbito da tomada de iniciativa da task-force e em colaboração com o Ministério do Ensino Superior, todos os alunos de saúde que estejam expostos ao contacto direto com pacientes adquiriram alguma prioridade na vacinação”, lembra a diretora da Faculdade.
Marlene Barros adianta que, “como futuros profissionais de saúde” todos os alunos estão conscientes da importância de serem vacinados. “Nós não temos a indicação exata de quais são os alunos e se há eventualmente algum aluno que não queira ser vacinado. Isso só ficará sabido na chamada para a vacinação”, acrescenta.
A diretora defende que a vacinação será uma dupla proteção quer para o estudante quer para o paciente. “Protege toda a comunidade. No caso da nossa faculdade, que tem uma clínica dentária própria, estamos a falar de um universo de alunos, professores e pacientes que estão a circular”, frisa.
Marlene Barros acrescenta que, como os médicos dentistas já foram vacinados contra o novo coronavírus, faria todo o sentido que os estudantes da área “também tivessem esta oportunidade de fazer a vacinação com alguma brevidade”.