No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A vacinação contra a Covid-19 a quem fez o auto-agendamento já arrancou em Viseu. Esta manhã foram vacinadas mais de 100 pessoas no Pavilhão Multiusos com mais de 65 anos. Carlos Abreu foi um deles.
“Quando vi a referência na internet que podia fazer o agendamento, agendei logo. A confirmação foi-me feita quatro vezes e cá estou à espera da primeira dose”, contou, enquanto aguardava numa das cadeiras colocadas numa sala de espera do Pavilhão.
Tal como Carlos Abreu, também António Ferreira, de 67 anos e que chegou de Fragosela, aguardava que os enfermeiros chamassem pelo seu nome para ir para uma das quatro boxes onde estavam a ser administradas as vacinas. “Foi a minha filha que tratou de tudo. Ela é que sabe fazer essas coisas”, disse. “Eu só tive de vir”, acrescentou. Não estava ansioso para tomar a vacina, mas sempre adiantou que se era para levar, então, não tinha porque esperar.
Carlos Abreu foi da mesma opinião. “Não estava ansioso. Mas tendo dado a oportunidade a pessoas com mais de 65 anos de serem vacinadas, acorri logo a este agendamento”, frisou, destacando a facilidade e eficiência nesta operação.
As primeiras 108 pessoas que fizeram o agendamento foram vacinadas durante a manhã e para esta quinta-feira está já tudo preparado para mais 180.
A enfermeira Márcia Dias garante que o Centro de Vacinação está preparado e explicou ainda que estão criados dois circuitos porque em simultâneo vão estar presentes os utentes do auto agendamento e os do agendamento central.
“As pessoas podem vir à hora marcada que os circuitos estão montados para não haver problemas. Apelamos a que não cheguem mais cedo para não acontecerem os ajuntamentos”, sublinhou.
A responsável assumiu ainda que a qualquer altura pode ser aumentada a capacidade de vacinação se for necessário. “Estamos sempre com as boxes preparadas para entrarem em funcionamento a partir do momento que haja vacinas e as pessoas estejam agendadas. Não temos um número limite. Estão sempre 10 boxes a funcionar e podemos ativar até 32”, anunciou
No último balanço, na região do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões já tinham sido administradas mais de 45 mil doses. O auto-agendamento arrancou no dia 28 para maiores de 65 anos e está a acontecer em vários pontos da região. Em Vouzela, por exemplo, o Espaço do Cidadão foi disponibilizado para quem precisar de ajuda para realizar a marcação.