Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Mais de 300 operacionais estão a combater incêndios em vários pontos no distrito de Viseu com o fogo em Santiago de Besteiros, concelho de Tondela, a mobilizar mais de 130 bombeiros.
Ao início da tarde, esta é a ocorrência que maior preocupação causa à Proteção Civil, embora as chamas estejam apenas a consumir mato.
No terreno estão 138 bombeiros, apoiados por 37 veículos e quatro meios aéreos.
Em Cinfães, a Câmara Municipal informou que a Estrada Nacional 225, entre Vila Chã e Vila Viçosa, e a Estrada Municipal 556, entre Fornelos e Nespereira, encontram-se cortadas devido aos incêndios que deflagram naquelas zonas.
“O Serviço Municipal de Proteção Civil está a acompanhar a evolução da situação no terreno e apela à população para que evite circular em zonas afetadas pelos incêndios ou nas suas proximidades, e, sempre que possível, restrinja as deslocações”, alertaram os serviços. No concelho, há um incêndio em curso na zona de Tarouquela que está a ser combatido por 38 bombeiros, apoiados por 11 viaturas.
Já o incêndio que deflagrou na madrugada destas terça-feira em Tabosa, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, está na fase de rescaldo, confirmou fonte da Proteção Civil.
Segundo a fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões, o incêndio entrou em resolução pelas 10h13 e às 12h00 “encontra-se já no rescaldo, em fase de conclusão”.
Ao início da manhã de hoje combatiam este incêndio 173 operacionais, apoiados por 45 veículos e não havia populações em perigo.
E de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), metade dos 175 incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira e as 11h00 de hoje foram ocorrências noturnas.
Em conferência de imprensa na sede do organismo, em Oeiras, distrito de Lisboa, o comandante Mário Silvestre precisou que, na segunda-feira, foram registadas 124 ocorrências e, entre as 00h00 e as 11h00 de hoje mais 51.
Segundo o responsável, “50,8% das ocorrências nestes dois dias e até ao momento são ocorrências noturnas”.
Mário Silvestre acrescentou que, neste momento, o fogo que causa mais preocupação é o de Arouca, estando a situação dos de Lindoso/Ponte da Barca e de Penamacor controlados.
Os concelhos de Castelo de Paiva e de Arouca, no distrito de Aveiro, ativaram hoje de madrugada os Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil.
Pelas 12h45, a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na Internet indicava que o incêndio que de Canelas/Espiunca, em Arouca, mobilizava 601 operacionais, 195 viaturas e seis meios aéreos.