No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Presépios em pano, esferovite, madre pérola, corcodoa, playmobil, barro, vidro, cápsulas de café, fimo, madeira, papel vegetal, pedra, cochas e muitos outros materiais podem ser vistos até 6 de janeiro no Fórum Viseu. Uma exposição cheia de curiosidades e com um grande objetivo: solidariedade.
A mostra, que reúne mais de 300 presépios facultados por particulares, é uma iniciativa dos missionários combonianos e pretende angariar fundos para o projeto Chispuditos, que apoia crianças com desnutrição no Guatemala.
“A nossa grande vontade e desejo é mandar o máximo de dinheiro possível para as crianças. No ano passado foi para um hospital pediátrico no Sudão do Sul, há dois anos para Moçambique. Este ano para o Guatemala. Queremos muito que as pessoas visitem e ajudem com aquilo que podem”, disse ao Jornal do Centro Felicidade Albuquerque, voluntária que com Isabel Delgado recebe todos os que visitem a exposição.
Os 349 presépios são todos emprestados por particulares que, há anos, colecionam este símbolo muito ligado ao Natal, inclusive Felicidade Albuquerque e Isabel Delgado. “Alguns dão trabalho a pintar, porque vêm sem cor e depois são pintados, por vezes são noitadas de trabalho. Tenho cerca de 200 presépios”, conta Felicidade Albuquerque.
Na exposição há ainda presépios vindos de várias partes do mundo, como Israel, Moçambique, Peru, México ou China.
Para angariar apoios, quem visitar a mostra pode deixar um contributo monetário ou comprar um presépio, anjinhos, sabonetes decorados, toalhas de cozinha decoradas, malas ou carteiras feitas à mão, sendo que o valor reverterá para a causa solidária.
A exposição acontece todos os dias, das 15h00 até às 20h00, no piso -1 do Fórum. Além da visita aos presépios, a iniciativa, que tem o apoio da Junta de Freguesia de Viseu, disponibiliza visitas de estudo e workshops de como fazer presépios.
O local escolhido tem também como objetivo divulgar a congregação e o trabalho por ela desenvolvido. Os Missionários Combonianos estão em Viseu há 75 anos, tenso sido a primeira comunidade comboniana em Portugal. Os primeiros missionários chegaram a Viseu, vindos de Itália, em 1947.