A perda da visão ao perto faz parte do processo normal de…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
por
José Carreira
por
Leonel Ferreira
por
Pedro Baila Antunes
Todos os caminhos da orientação vão dar, a partir de domingo (10 de julho), a Aguiar da Beira, que recebe o Campeonato do Mundo de Juniores da modalidade. Cerca de 400 atletas de 37 países vão participar na prova, que decorrerá até dia 16. As freguesias de Carapito e Pinheiro irão receber as etapas da competição.
A Câmara Municipal fala de “um grandioso evento nunca antes realizado em Portugal” depois de várias provas realizadas no concelho, confirmando Aguiar da Beira como um destino de preferência para as competições de orientação.
O concelho tem apresentado condições que são “das melhores do mundo para a prática deste desporto, seja a morfologia dos terrenos, as condições climatéricas ou a cartografia já produzida para a realização das provas”. Para o primeiro dia da competição, que vai já na 32.ª edição e acontece pela primeira vez em Portugal, está agendada a cerimónia de abertura.
A competição arranca no dia 11 (segunda-feira), com uma prova de sprint em Carapito e uma prova urbana “que passará pelo meio da povoação”. “Nesse mesmo dia, decorrerá também a prova dedicada aos acompanhantes/espectadores, que terá lugar entre as 13h30 e as 16h00”, refere a autarquia.
Na próxima terça-feira (dia 12), decorre a prova de distância longa, que começará no Eirado e terminará em Carapito.
Os atletas descansam na quarta-feira (dia 13), antes de regressaram à competição na quinta (dia 14), na Quinta das Lameiras, onde vai ter lugar a prova de qualificação onde 60 atletas serão promovidos para a final que decorrerá na sexta (dia 15). O dia 16 será reservado à prova de estafetas e à cerimónia de encerramento.
O público é convidado a acompanhar as provas nas ruas ou nas arenas, onde se pode assistir com um ecrã gigante e escutar a narração que será feita, ao vivo, de cada etapa.
“A organização deste Campeonato é, sem dúvida, algo que a todos deve orgulhar. O nome de Aguiar da Beira será levado a vários cantos do Mundo. Pela importância, no contexto da modalidade a nível mundial, vamos certamente promover o que de melhor temos no concelho, demonstrando a qualidade da oferta de um produto turístico com enorme potencial”, enaltece o município.
Orientação já é referência em Aguiar da Beira
Na altura em que o evento foi apresentado, Orientação: Aguiar da Beira recebe atletas de 37 países em prova internacional, o diretor do evento, Rafael Miguel, classificou Aguiar da Beira como a “Meca da orientação”, atraindo anualmente centenas de atletas para competir ou treinar.
“Porque é que Aguiar da Beira se tornou, de repente, a meca da orientação nacional? Porque é que passámos a ter provas anuais e imensos atletas de todo o mundo a querer vir para casa? A razão é muito simples: os terrenos, a natureza de Aguiar da Beira, é dos melhores locais do mundo para a prática da modalidade”, referiu.
Rafael Miguel também destacou as aldeias e a própria vila de Aguiar da Beira, que são “relativamente pequenas, mas muito interessantes para a prática”, tomando também como exemplos as localidades de Dornelas e Carapito.
O presidente da Câmara, Virgílio Cunha, já tinha realçado a importância do campeonato para o concelho e a região. “É um evento que não é só de carácter local, é de caráter regional e, porque não dizê-lo, de carácter internacional”, disse na altura, lembrando também o papel dos concelhos vizinhos, já que Aguiar da Beira “não vai ter capacidade hotelaria para albergar tantas pessoas”.
O autarca lembrou ainda que a orientação é já um produto turístico de Aguiar da Beira. “Sabemos que é um projeto que em Aguiar da Beira está bem estruturado, tem condições de futuro. É um projeto que não deixará de ocorrer anualmente, com estas provas ou outras, mas iremos sempre ter alguma coisa de orientação em Aguiar da Beira”, disse.
Em representação da Federação Portuguesa de Orientação esteve Teresa Alves, que enalteceu o esforço feito pelo concelho no desenvolvimento da modalidade. A dirigente disse esperar que a prova possa trazer mais atletas para a orientação.
“Espero que contribua para que os nossos jovens se voltem a sentir motivados, a quebra com a pandemia foi muito grande, mas precisamos que os nossos clubes invistam na formação e no treino dos seus atletas, precisamos que os alunos nas escolas pratiquem”, disse.
Teresa Alves disse ainda que a Federação, em conjunto com as várias entidades envolvidas, de tudo fará para que seja um grande evento, porque “as gentes de Aguiar da Beira merecem”.