A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Câmara de Mortágua organiza em julho e agosto três programas que prometem ocupar os tempos livres dos jovens e engloba atividades desportivas, culturais e cívicas.
Os programas ocupacionais de verão envolvem um total de 420 crianças e jovens do concelho. O objetivo é “proporcionar-lhes umas férias diferentes, mais ativas e menos sedentárias, promovendo a socialização e valorização pessoal”, sublinha a autarquia local.
Um dos programas, “Férias Ativas”, arrancou esta segunda-feira (1 de julho) e vai decorrer até dia 26, visando crianças e jovens entre os seis e os 14 anos. O objetivo é dar-lhes “uma oportunidade de enriquecimento social, cultural e desportivo que contribui para a sua formação integral, com reflexo nos valores, atitudes e comportamentos que os acompanharão ao longo da vida”, explica a autarquia.
“Com este objetivo, são disponibilizadas iniciativas que estimulam valências como a autoestima, a imaginação, a disciplina, o convívio e a conduta social, a organização pessoal, o respeito e gosto pela natureza, a responsabilidade, a integridade social e ética”, acrescenta.
O desporto é um dos destaques do programa, com atividades de canoagem, padel, natação, skate, ténis, ciclismo, futebol e andebol, entre outras modalidades.
O “Dia do Mar” com uma visita ao Navio-Museu Santo André e uma ida à praia da Barra, a visita a um antigo lagar de azeite e a Caça ao Tesouro (história das Invasões Napoleónicas em Mortágua) são outras atividades que também constam do programa.
A iniciativa também junta atividades de sensibilização e educação ambiental e ainda dois dias dedicados à inclusão (4 e 5 de julho), com a presença de atletas paralímpicos. O programa destaca ainda a importância da socialização e prática desportiva para a saúde física e mental das crianças e jovens e de outros temas como cidadania, civismo, solidariedade e respeito pela diferença.
Além das “Férias Ativas”, a Câmara de Mortágua promove mais dois programas de verão para os jovens. O programa “Jovens Estudantes em Férias” também arrancou esta segunda-feira e acaba a 18 de agosto, juntando 100 jovens de 15 a 19 anos.
Os participantes estão divididos em grupos de 25 jovens que trabalham durante 15 dias em equipamentos e serviços municipais e no acompanhamento das crianças que estão nas “Férias Ativas”, recebendo em contrapartida uma compensação financeira por cada dia efetivo de trabalho.
Também esta semana (1 a 5 de julho), um grupo de 49 alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua está a participar no programa de verão “Universidade Júnior”, dinamizado pela Universidade do Porto.