Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Lamego » Mais de 500 figurantes em cortejo etnográfico de Lamego

Mais de 500 figurantes em cortejo etnográfico de Lamego

Desfile acontece a 1 de setembro e faz parte da programação das festas dedicadas à Nossa Senhora dos Remédios que começam esta quinta-feira e decorrem até 9 de setembro

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.08.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.08.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mais de 500 figurantes em cortejo etnográfico de Lamego

O Município de Lamego, em parceria com o Rancho Regional de Fafel, vai reavivar , a 1 de setembro, a etnografia e as tradições locais durante o cortejo etnográfico que desfilará pelas principais ruas da cidade no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, que arrancam esta quinta-feira e decorrem até 9 de setembro.


O cortejo constituirá um autêntico museu vivo que vai envolver, este ano, mais de 500 figurantes 17 carros temáticos, incluindo três puxados por juntas de bois. O desfile é animado com a participação de cerca de 20 grupos e ranchos da região do Douro, acompanhados pela música das tocatas e do despique dos bombos.

O cortejo etnográfico será dedicado ao tema “Da Serra ao Douro, com uma grande variedade de quadros que vão recriar o Ciclo dos Cereais, o Ciclo da Lã e do Linho, as Profissões, o Vinho, o Olival, o Casamento, a Romaria e os Caretos de Lazarim. Pela primeira vez, um rebanho também fará parte desta animação.

As festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios arrancam esta quinta-feira Lamego e a programação conta com GNR e um tributo a Tina Turner, entre outros.

“A oferta musical da Romaria de Portugal é rica e variada, numa aposta forte do Município de Lamego, integrando ainda um tributo a Tina Turner”, destacou a Câmara.

Do programa, também fazem parte, enquanto cabeças de cartaz, os GNR, Diogo Piçarra, D.A.M.A., Emanuel, Carminho, Ricardo Ribeiro e Augusto Canário.

“Mas há mais. A maior festa do concelho de Lamego e do Douro vai oferecer muita música direcionada para todas as faixas etárias e para todos os gostos”.

Entre os grupos presentes na romaria, “que tem todos os concertos gratuitos”, estão Uskadasa, Arkádia e Função Públika e há ainda o Folk Romaria – Festival Nacional de Folclore.

“O espetáculo musical de Paulo Paradela, o arraial popular com o grupo Mk Music, o Concerto Mater Dei pela Banda Filarmónica de Magueija [Lamego] acompanhada pelo tenor João Mendonza e o Dia das Bandas Filarmónicas” compõem o restante cartaz.

Para além dos concertos musicais, as festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios contemplam outra programação, como a “marcha luminosa” agendada para o dia 06 de setembro e que é um dos “momentos mais emblemáticos” da romaria.

“Brilho, música e animação são as palavras de ordem e, este ano, os tradicionais carros alegóricos, decorados ao pormenor, vão voltar a ajudar a contar a nossa história com a ajuda de filarmónicas, grupos de bombos, escolas de samba e arte circense”.

A 8 de setembro, Dia da Nossa Senhora dos Remédios, decorre o programa religioso com o “’ex-libris’ da Romaria de Portugal, a majestosa Procissão de Triunfo, que percorre as principais ruas da cidade de Lamego com as figuras sagradas a serem transportadas em carros puxados por bois”.

“Na edição deste ano, as expectativas estão ainda mais elevadas no que diz respeito ao público, tendo em conta que o Dia da Nossa Senhora dos Remédios será no domingo”, admitiu a Câmara.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar