Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Na região Viseu Dão Lafões, já foram administradas mais de 54 mil doses contra a Covid-19 durante a primeira fase que está agora na reta final.
O balanço foi feito pelo diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, António Cabrita Grade, que fala agora numa nova fase de vacinação em massa.
“Tínhamos com as primeiras doses 40.237 inoculações. Com a vacina completa, tínhamos 18.188 utentes já vacinados. No total, dá 54.425 inoculações. São números bastante significativas que nós vamos tentar continuar a manter a este ritmo”, afirmou.
Segundo Cabrita Grade, há grupos prioritários na primeira fase em que o processo ainda não foi concluído, como é o caso dos acamados, “apesar de muitos destes utentes, através de uma colaboração com autarquias e outras instituições, terem vindo aos centros de vacinação”.
“Também estão praticamente vacinados todos os profissionais de saúde do SNS, nomeadamente os prioritários. Naqueles que não estão no SNS, ainda temos alguns por vacinar. Nos lares, estamos com quase a totalidade dos profissionais e utentes também vacinados, havendo apenas situações de novos utentes que porventura ainda podem ter a necessidade de serem vacinados”, acrescenta.
Também já foram vacinados outros grupos como os autarcas, juízes, bombeiros e polícias, bem como professores e pessoal não-docente do primeiro ciclo.
Para esta segunda fase da vacinação, já começaram a ser chamadas as pessoas com menos de 79 anos. Alguns centros onde são administradas as vacinas tiveram de sofrer alterações, como é o caso de Viseu, onde agora podem ser vacinadas mais pessoas no Pavilhão Multiusos.
“Em Viseu, o número de boxes aumentou muito porque o número de vacinações que foram ali inoculadas e aquelas que são esperadas fazem com que tenhamos de aumentar os espaços físicos e os recursos humanos para poder vacinar rapidamente a população”, afirma.
Cabrita Grade adianta ainda que, nesta segunda fase, “vamos ter a colaboração de enfermeiros do Hospital que, de uma forma voluntária, vão participar na vacinação e contratar mais elementos de várias categorias profissionais para poderem dar resposta”.
O diretor do ACES Dão Lafões também garante que não há reporte de reações graves às vacinas contra a Covid-19 na região.
Já em relação à região Douro Sul, que abrange boa parte dos concelhos do norte do distrito de Viseu, cerca de 19 por cento dos utentes do Agrupamento de Centros de Saúde já receberam a primeira dose da vacina.
No total, segundo dados avançados pelo ACES Douro Sul, 17.838 pessoas já receberam a primeira dose e 5.576 utentes têm a vacinação completa.
No Douro Sul, a vacina que foi mais administrada foi a da Pfizer. Na região, também já foram imunizados utentes e funcionários de lares de idosos, policias, militares da GNR, bombeiros, profissionais de saúde e alguns juízes.
A diretora executiva do ACES Douro Sul, Albertina Cardoso, garantiu ainda ao Jornal do Centro que também não se registaram reações adversas às vacinas na região. Lá, a segunda fase da vacinação começou no dia 5 de abril.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu registou mais de 28 mil infetados pela Covid-19.