Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) estão a promover ações de formação para empresários e agentes do setor do turismo. As formações já arrancaram, sendo que as três primeiras sessões de capacitação já contaram com a participação de 69 participantes.
As ações abordaram as obrigações ambientais aplicáveis às atividades económicas, a informação obrigatória a disponibilizar aos clientes e afixação de dísticos legais, e a implementação e reforço dos sistemas de segurança alimentar.
Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, as sessões de formação e esclarecimento visam “capacitar os profissionais do setor com ferramentas essenciais nas áreas da gestão, sustentabilidade, qualidade e inovação, promovendo o aumento da competitividade e a adaptação às novas exigências do mercado”.
“As sessões visam ainda reforçar o conhecimento técnico e assegurar o cumprimento das obrigações legais, contribuindo para a qualificação do setor e para o fortalecimento da atividade económica regional”, explica a comunidade intermunicipal.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, diz que a formação de empresários do turismo é “fundamental” para a qualificação da oferta turística da região e refere que a parceria com a AHRESP “reflete o compromisso da CIM Viseu Dão Lafões com o reforço das competências dos agentes económicos do território”.
“A adesão verificada a este programa demonstra que os profissionais da atividade turística reconhecem e valorizam a sua importância. Só através de uma aposta forte na capacitação dos operadores e da estruturação de uma oferta turística diversa e complementar, que seja capaz de apelar a diversos públicos, conseguiremos afirmar, cada vez mais, Viseu Dão Lafões enquanto destino turístico de excelência”, conclui.
Já Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, realça que a proximidade aos empresários “é fundamental, não só para dar resposta às suas necessidades concretas, mas também para fortalecer as competências dos territórios”. “Esta descentralização é essencial para garantir uma oferta turística qualificada, coesa e diferenciadora”, diz.
A CIM Viseu Dão Lafões e a AHRESP vão organizar 19 formações até ao final de 2026, com foco em áreas como marketing digital, língua inglesa, fiscalidade, apoios e financiamento, segurança alimentar e vinhos, além de apoio personalizado a empresários e profissionais.