No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
As Cavalhadas de Teivas voltam a sair às ruas de Viseu este domingo (15 de junho) com a tradicional Dança da Morgadinha, música e animação, marcando assim as festas populares de Viseu juntamente com as Cavalhadas de Vildemoinhos.
O cortejo de Teivas (localidade da freguesia de São João de Lourosa) começa às 15h00 deste domingo e conta com mais de 600 participantes, incluindo 30 casais. Os desfilantes vão estar divididos por 27 grupos e há 15 carros alegóricos que vão atravessar as ruas de Viseu para celebrar as Cavalhadas.
No desfile, também não vão faltar grupos de bombos e fanfarras, bandas filarmónicas e cavalos a trote. O desfile deste domingo também vai contar com a participação especial de Rita Almeida e Marcelo Palma, ex-concorrentes do programa televisivo Secret Story.
As Cavalhadas de Teivas realizam-se numa altura em que a Câmara de Viseu intenciona candidatar a Dança da Morgadinha ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O programa também inclui outras atrações como os concertos da Banda Lux este sábado (dia 14) às 21h30 e da Banda Time este domingo às 21h00 em Teivas.
O cortejo que conta com 372 anos de história vai ainda obrigar a cortes de trânsito na cidade entre as 14h00 e as 18h30, segundo a PSP.
As Cavalhadas vão passar pela Rotunda de Nelas, Rua das Pedras Alçadas, Rua Pintor Almeida e Silva, Rua do Hospital, Rua Alexandre Lucena e Vale, Rua Aires de Matos, Travessa das Pedras Alçadas, Avenida 10 de junho, Rua João de Barros, Rotunda do Pingo Doce e Rua Mendonça.
Da Rua Mendonça o desfile segue pela Avenida 25 de Abril, Avenida Infante D. Henrique, Rua Alexandre Herculano, Avenida Calouste Gulbenkian, Rua D. António Alves Martins, Rua da Vitória, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua do Comércio, Largo da Misericórdia, Rua Nunes de Carvalho e Rossio.
Depois do Rossio, o desfile segue rumo à Rua Conselheiro Afonso de Melo, Avenida Dr. António José de Almeida, Rua 21 de Agosto, Praça D. João I, Avenida Alberto Sampaio e Rua Miguel Bombarda. Após a passagem do desfile as artérias serão reabertas.